Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de fevereiro de 2012

BOLETIM ANA No. 52 - AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS


Informativo mensal nº 52 - Janeiro de 2012
Rio Xapuri - AC - Rui FaquiniAgência assina cooperação com o Acre para montar sistema de previsão de eventos críticos
Para modernizar o monitoramento dos recursos hídricos acreanos, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (Sema) celebraram um Acordo de Cooperação Técnica, conforme publicado no Diário Oficial da União, cujo objetivo é a implementação de ações de integração e modernização das redes hidrometeorológicas do Acre para apoiar a implantação de um sistema de previsão de eventos hidrológicos críticos, como inundações e secas. O Acordo terá duração até 31 de outubro de 2016 e poderá ser prorrogado.
ANA apoia Centros de Monitoramento e Operação da Defesa Civil
Em janeiro, devido ao período de chuvas, a Agência Nacional de Águas (ANA) enviou especialistas em recursos hídricos para apoiar as ações dos Cedec (Centro de Monitoramento e Operação da Secretaria Nacional de Defesa Civil), montados em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Atendendo ao pedido da Casa Civil, a ANA estendeu o apoio aos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, onde a Defesa Civil prepara novas instalações. Esses centros de monitoramento vão funcionar por período indeterminado.
Preparação da ANA para o 6° Fórum Mundial da Água
De 12 a 17 de março acontece em Marselha, na França, a sexta edição do maior evento do mundo voltado para o tema água, o VI Fórum Mundial da Água. Estima-se que 20 mil pessoas de 140 países estarão reunidas em busca de soluções para os principais problemas que envolvem o recurso natural.
Rio Doce - ES - Zig KochAgência disponibiliza balanços sobre a cobrança pelo uso da água
Novas publicações e documentos sobre a cobrança pelo uso da água estão acessíveis pela página da cobrança no site da Agência Nacional de Águas (ANA). Um dos materiais disponíveis é o Boletim sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos das Bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí; Paraíba do Sul; e São Francisco - Exercício 2010. O objetivo desta publicação é documentar e registrar as informações relativas ao processo de operacionalização da cobrança nas três bacias que tinham o instrumento em funcionamento em 2010.
Regularização pelo Uso da Água cresce 20% em 2011
Em 2011, a ANA regularizou 1.358 usuários, entre os quais 1.103 outorgados por meio de resoluções específicas e 221 regularizados por meio de dispensa de outorga de direito pelo uso da água, por se tratarem de usos considerados insignificantes, conforme definido na Lei 9.433/97. Do total de usuários outorgados, as finalidades principais mais demandadas foram: irrigação (525), indústria (151), mineração (141), abastecimento público (120) e aquicultura (77).
FONTE:  ASCOM ANA
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br