Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de fevereiro de 2012

DESMATAMENTO NOS ÚLTIMOS DOIS MESES DE 2011 NA AMAZÔNIA SUPEROU 200 km²

Floresta é rica em biodiversidade. Foto: Lubasi

Notícias | 03/2/2012 - 10h36

Amazônia perdeu mais de 200 km² de floresta em dois meses


Pouco mais do que a cidade de Aracaju (SE). Foi a área desmatada da Amazônia nos últimos dois meses de 2011, de acordo dados divulgados nesta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O sistema de detecção do desmatamento em tempo real (o Deter), que utiliza imagens de satélite para monitorar a Amazônia Legal, detectou que o bioma perdeu 207,59 km² da cobertura vegetal nos meses de novembro e dezembro, sendo 133 km² de floresta desmatada no primeiro mês e 74,59 km² em dezembro.
O número foi 54% maior à quantidade registrada no mesmo período de 2010. Porém o Ministério do Meio Ambiente (MMA) invalida a comparação, uma vez que no ano anterior a cobertura de nuvens atrapalhou mais o sensoriamento remoto em ambos os meses, possibilitando a análise de apenas 26% da floresta. Já em 2011, a cobertura de nuvens foi menos intensa e possibilitou verificar 55% do bioma.
O Deter detectou que o estado que mais desmatou no bimestre foi o Pará (58,56 km²), seguido do Mato Grosso (53,81 km²). O Inpe agrupa os alertas em uma base bimestral ou trimestral, para melhorar a qualidade da amostragem, nos meses da estação chuvosa na Amazônia.
Queda
O Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que analisa o desmate no bioma ao longo de 12 meses, apresentou em dezembro a constatação da queda de 11% na devastação da floresta.
Entre agosto de 2010 e julho de 2011, a Amazônia Legal perdeu 6.238 km² de sua cobertura florestal, quantidade inferior aos 7 mil km² referente ao mesmo período anterior. Essa é a menor área desmatada no período desde que o monitoramento foi iniciado na região em 1988, segundo o Inpe.
* Publicado originalmente no site EcoD.- AGÊNCIA ENVOLVERDE
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br