Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de fevereiro de 2012

FINALMENTE SANEAMENTO NO AMAZONAS COMEÇA A SE TORNAR REALIDADE COM O PLAMSAN

PLAMSAN atende 60 cidades amazonenses


AM: Mapas das cidades do Amazonas são entregues pelo IBGE

Fonte: A Crítica - AM

O Programa de Apoio à Elaboração dos Planos Municipais de Saneamento e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos Municípios do Estado do Amazonas (Plamsan) recebeu do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (02), as plantas das 60 cidades atendidas pelo programa desenvolvido pela Associação Amazonense de Municípios (AAM).

Os mapas das cidades onde o programa está atuando nos estudos para viabilizar a formulação da política de resíduos sólidos e saneamento foram repassados durante encontro entre o presidente da AAM, Jair Souto, também prefeito de Manaquiri, o coordenador-geral do Plamsan, Jeconias Júnior e o diretor-técnico, Adalberto Mendes, com o diretor de informação do IBGE, Adjalma Jaques.

O presidente da AMM justificou a falta de estrutura dos municípios.  “Os municípios pagam um preço caro pelo vazio institucional que vêm vitimizando-os há décadas, com a ausência de entidades públicas das esferas estadual e federal”, explicou Souto aos técnicos do IBGE.

Jair Souto apontou outra dificuldade que é a falta de técnicos capacitados, pois, mesmo fazendo concurso público ou processo seletivo, as prefeituras não conseguem atrair profissionais para trabalhar longe da capital.

Para o coordenador-geral do Plamsan, essa ação de aproximação com órgãos e entidades é muito estratégica e atende mais que o proposto pelo programa. “Esse trabalho vai muito além do plano técnico e propicia uma aproximação interinstitucional valiosa seja fornecendo dados fundamentais ou atendendo a novas demandas que venham a surgir”, destacou Jeconias.

Ao reconhecer as muitas dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais, o diretor do IBGE, disse que passou a derrubar essas barreiras estruturais procurando se aproximar mais dos municípios para buscar parcerias e oferecer a assistência solicitada. “Sempre enfrentamos reações negativas a cada Senso realizado, mas procuramos nos aproximar mais dos 
gestores e explicar como se dá o processo e as dificuldades em exercer as atividades”, disse Jaques.

Fonte: Geojurídicas - IGDNews


SAIBA MAIS:




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br