Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de fevereiro de 2012

SALVE A ÁGUA BOA DO XINGU - CAMPANHA Y IKATU XINGU É DESTAQUE NA 18ª CONFERÊNCIA DE YALE (EUA)

Gisele Bundchen integrada na campanha Y Icatu Xingu, em 2009

Restauração florestal da Bacia do Xingu ganha destaque em evento internacional 
06/02/2012 12:12



Técnicas, ganho de escala e articulação em rede no trabalho realizado em Mato Grosso, no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu, chamaram a atenção dos participantes da 18ª conferência anual realizada na Universidade de Yale (EUA), que abordou o tema: estratégias para restauração em larga escala nos trópicos, entre os dias 26 e 28 de janeiro.


Todos os anos, a Universidade de Yale organiza uma conferência para apresentar novas ideias sobre gestão de recursos naturais. O evento reúne pesquisadores de várias instituições, estudantes, representantes de organizações ambientais para discutir questões que envolvem conservação ambiental, conhecimentos tradicionais e desenvolvimento. Na 18ª edição do evento, a restauração ambiental foi o tema escolhido e o trabalho realizado pelo ISA no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu ganhou destaque durante as apresentações.

Foi a primeira vez que a experiência realizada na parte mato-grossense da Bacia do Xingu foi apresentada no exterior. De acordo com Eduardo Malta, biólogo e técnico do ISA que representou a instituição no evento, a iniciativa foi bem recebida e gerou interesse em vários participantes. “Foi o maior projeto de restauração em larga escala apresentado que está crescendo de fato, no chão, por conta do envolvimento das pessoas do lugar.

Exceto projetos impulsionados por muita força de governos, como na China e nas Filipinas, foi apresentado um projeto de 20 hectares e outros três de 200 hectares, todos na América Latina, além do Pacto da Mata Atlântica. A semeadura direta mecanizada e a muvuca fizeram sucesso. Muitos participantes me procuraram depois dizendo que estavam cheios de ideias, querendo replicar o que temos feito”, conta Malta.

Hoje, mais de dois mil hectares estão em processo de recuperação na Bacia do Xingu, em Mato Grosso – um processo inédito e ousado numa região com predominância da soja e da pecuária. “Foi bom ver que estamos no caminho certo, não só no que se refere à restauração, no nosso cardápio de técnicas, mas também na forma de envolver e mobilizar as pessoas, o direcionamento dos recursos e as ações em rede sob uma identidade regional”, diz.

Sobre a campanha
A Campanha Y Ikatu Xingu é um movimento de responsabilidade socioambiental compartilhada em prol da recuperação e proteção das nascentes do Rio Xingu no estado de Mato Grosso. Foi criada em 2004, a partir da união de agricultores familiares, produtores rurais, comunidades indígenas, pesquisadores, organizações governamentais e não governamentais, prefeituras, movimentos sociais e organizações da sociedade civil - atores que enxergam o Rio Xingu e seus afluentes como um bem comum e que lutam por sua preservação. As ações da Campanha Y Ikatu Xingu se articulam em três linhas: restauração florestal, educação agroflorestal e planejamento territorial.

Cada linha de ação contempla um conjunto diferenciado de iniciativas que contribuem para construção de um modelo de desenvolvimento que alie a produção e a conservação dos recursos naturais, valorizando a diversidade socioambiental da Bacia do Rio Xingu. Há ainda uma linha transversal, de articulações e parcerias – é por meio dela que os animadores da campanha agregam novos parceiros e articulam processos de mobilização e captação de recursos que viabilizam os trabalhos.

ISA, Instituto Socioambiental.

SAIBA MAIS



SOS NASCENTES DO RIO XINGU - "CAMPANHA Y IKATU XINGU" - Clique




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br