Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de fevereiro de 2012

SE VOCÊ VERIFICAR NA SUA COMUNIDADE ALGUM TIPO DE POLUIÇÃO AOS RIOS, DENUNCIE NA PROMOTORIA PÚBLICA


A escassez das águas é cada vez maior e segundo estudos de mecanismos governamentais, universidades e organizações não governamentais (ONGs), mais de 70% dos cursos d' água do Brasil estão de alguma forma poluídos e contaminados. 


Nós que precisamos da água para uso doméstico, higiene, produção de grãos, verduras, frutas, pescados, para irrigação, transporte, turismo e lazer, precisamos com urgência assumir atitudes em defesa de nossas águas, com o risco de cada vez mais precisarmos adicionar produtos químicos para tratamento do precioso líquido, indispensável à nossa sobrevivência.


Ao tomar conhecimento de poluições aos cursos d' água (rios, ribeirões, córregos, lagos, aquíferos, reservatórios, praias e mares) você pode procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua comarca e registrar uma queixa, solicitando providências para cessar a poluição. 


Na coluna da direita do Blog, abaixo dessa figura aqui reproduzida, logo após a relação das postagens arquivadas, você vai encontrar onde fazer as suas denúncias,  na coluna: 

"DENÚNCIAS AMBIENTAIS - FAÇA A SUA PARTE: DENUNCIE" . 

Veja, no texto abaixo os principais tipos de poluição das águas...




Poluição das águas


A água pode ser considerada poluída quando nela existem substâncias ou condições que afetam a sua qualidade, tendo em vista o fim específico a qual ela é destinada.
A água pode ser poluição por diversos meios:
  • Poluição por esgoto: Os esgotos domésticos que chegam aos rios, somam-se águas  que arrastam resíduos orgânicos naturais e sintéticos, mais substâncias inorgânicas.
lançamento de matéria orgânica em um rios resulta, indiretamente, no consumo de oxigênio dissolvido. Tal se deve aos processos de estabilização da matéria orgânica realizados pelas bactérias decompositoras, as quais utilizam o oxigênio disponível no meio líquido para a sua respiração. O decréscimo da concentração de oxigênio dissolvido tem diversas implicações do ponto de vista ambiental, constituindo-se em um dos principais problemas de poluição das águas em nosso meio.
Após o lançamento dos esgotos, o curso d’água poderá se recuperar por mecanismos puramente naturais, constituindo o fenômeno da autodepuração,mas nem sempre a vazão e o volume de água dos mananciais é suficiente para que ocorra a recuperação até o seguinte ponto de lançamento de dejetos, o que provoca a sobrecarga e acúmulo de resíduos na água.
Outro fato agravante é que a introdução na água de resíduos pode provocar a diminuição da tensão superficial, impossibilitando a sobrevivência dos organismos, levando a um desequilíbrio no sistema aquático.
  • Poluição por substâncias tóxicas: A atividade agrícola embora indiretamente contribui, com a poluição da água.
Durante a manipulação e aplicação de agroquímicos, na fertilização e no combate as pragas os compostos químicos tóxicos ou não, podem ficar depositados no solo  e serem arrastados pelas chuvas para os rios, lagos e mares, ou infiltrar-se através do solo e atingir águas subterrâneas.
A água que as indústrias utilizam arrastam substâncias orgânicas: detergentes, derivados de petróleo, alimentos, etc., metais pesados, tóxicos: mercúrio, cádmio, zinco, chumbo, estanho, etc., e compostos inorgânicos: nitratos, fosfatos, sulfatos, etc..
Numa cadeia alimentar, a concentração de um composto químico aumenta na medida em que o organismo se aproxima do topo da cadeia.
Por exemplo, o MERCÚRIO ( Hg), metal pesado utilizado na mineração, fabricação de espelhos, lâmpadas fluorescentes, indústria de explosivos, ao atingir as águas:
_ um zooplâncton absorve 1 unidade de Mercúrio e acumula no seu organismo 1 unidade de MERCÚRIO;
_ um peixinho se alimenta de 20 destes zooplanctons e acumula 20 unidades de MERCÚRIO,
_ um peixe come 50 peixinhos e acumula 1000 unidades de MERCÚRIO
_ um ser humano come 2 peixes e acumula 2000 unidades de MERCÚRIO
  • Poluição por atividade nuclear: O processamento de material radioadiativo, o transporte de materiais radioativos, os testes e utilização de armas nucleares, a utilização do material radioativo na indústria, medicina e pesquisa.
Em todas estas etapas, podem ocorrer acidentes que resultam na contaminação da água e do meio ambiente.(Fonte: vmnett)


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Por que o blog não menciona com destaque a poluição causada pela produção de carne? pecuária devastando tudo, suínos em SC poluindo rios, granjas então... Não adianta muito escrever sobre poluição e não abrir mão do bife no prato, feijoada no sábado e o tradicional churrasco no domingo.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br