Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de fevereiro de 2012

TROTE SOLIDÁRIO E ECOLÓGICO - UNISANTA EM SANTOS (SP)


Trote Ecológico: Calouros da Unisanta realizarão uma limpeza subaquática neste sábado (11/02)


06/02/2012 - IEF

Pelo terceiro ano consecutivo o Trote Solidário e Ecológico mobilizará calouros e veteranos da Universidade Santa Cecília em mais uma Ação Voluntária EcoFaxina contra a poluição dos oceanos.
No próximo sábado, dia 11/02 os calouros da Unisanta poderão conhecer mais sobre a ecologia da nossa região, contribuir para a limpeza da nossa baía e de quebra curtir um domingo diferente a bordo da embarcação Emilia V, uma escuna de 62 pés levará os alunos até o Saco do Major, no Guarujá.


Saco do Major, Guarujá
Foto: Marcel Menezes

O trote desta vez consiste em uma limpeza subaquática e costeira com a participação de dez mergulhadores credenciados, calouros e veteranos do curso de Biologia Marinha acompanhados por instrutores da escola de mergulho MarSub. Os alunos que não possuem credencial de mergulho irão realizar atividades de reconhecimento e avaliação do local através da análise dos fatores bióticos (seres vivos ou suas relações) e abióticos (aspectos físico-químicos). Após a avalização do local os voluntários que levarem máscara, snorkel e nadadeira farão um mergulho livre para observação de organismos marinhos, monitorados por voluntários veteranos do curso.

Os resíduos coletados no ambiente marinho serão identificados, quantificados e pesados pelos voluntários ao final da ação. Em terra firme receberá a destinação final correta.

A Ação Voluntária EcoFaxina conta com o apoio da Sabesp, MarSub, IlhaTurismo, Project AWARE Foundation, D.A. de Biologia Marinha, Terracom e Secretaria do Meio Ambiente de Santos.

As inscrições estão abertas para calouros e veteranos da Unisanta, que devem comparecer ao D.A. de Biologia Marinha para efetuar o cadastro (levar credencial caso seja mergulhador) e doar 2 quilos de alimentos não perecíveis. Os alimentos serão encaminhados para crianças de 7 a 14 anos que moram em palafitas, inscritas no Projeto Turma Ecológica – Rumo Certo desenvolvido pelo Instituto EcoFaxina no Jardim São Manoel, Zona Noroeste de Santos.

O que levar para o trote?!

- Protetor solar
- Roupa de banho
- Máscara, snorkel e nadadeiras
- Caneca
- Máquina fotográfica

Ponto de encontro!

No sábado os alunos deverão se reunir às 8:30 da manhã na Ponte Edgard Perdigão, localizada no bairro da Ponta da Praia em Santos. De lá a escuna partirá às 9:00 horas para o Saco do Major no Guarujá, com retorno previsto às 14 horas.


Visualizar Ponte Edgard Perdigão em um mapa maior

O Trote Solidário e Ecológico é uma iniciativa da Universidade Santa Cecília, cujo objetivo é aproximar calouros e veteranos, reforçando a idéia de responsabilidade social e ambiental, substituindo o trote original, proibido na universidade.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br