Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de março de 2012

DIA 23 EM BÚZIOS (RJ) SERÁ LANÇADO O "PROJETO AGENTE DAS ÁGUAS"


AGente das Águas envolve agentes comunitários na vigilância da qualidade da água

Garantir o equilíbrio dos ecossistemas dos rios que abastecem de água a região e envolver a população nas decisões sobre o uso sustentável da água são as metas do Projeto AGente das Águas, fruto da parceria entre as concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba, Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Comitê de Bacia Lagos São João e FIOCRUZ. 

O projeto será lançado pelos parceiros e receberá o apoio do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, e da presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos, em cerimônia marcada para o dia 23/03, às 11h, no Hotel Atlântico, em Búzios.

O projeto propõe o monitoramento e a avaliação da qualidade da água de rios da bacia hidrográfica. Para isso, agentes comunitários locais receberão capacitação técnica de profissionais da FIOCRUZ e se tornarão aptos a realizar a avaliação e o monitoramento dos principais rios da bacia. 

É a população que mora e trabalha próxima a estes rios que tem a condição de perceber mais diretamente os desequilíbrios e a maior possibilidade de atuar no cuidado dessas águas. O Projeto vai estimular que estas comunidades estejam presentes nos processos decisórios sobre o uso e conservação dos rios, e prevê a capacitação de 120 lideranças comunitárias. Após a capacitação técnica, o trabalho dos grupos de agentes voluntários terá acompanhamento periódico dos pesquisadores com o objetivo de atingir padrões excelentes de eficiência e de tornar os dados reconhecidos oficialmente.

As concessionárias Águas de Juturnaíba e Prolagos estão investindo R$ 260 mil para manter as atividades do Projeto pelos próximos dois anos e o Consórcio Lagos São João e o Comitê de Bacia Lagos São João colocarão  sua estrutura técnico-operacional para apoio a todo o processo.

MarcaCILSJ-vetor   Marca CBLSJ alta    concurso-fiocruz-candidados-vaga    CAJ_VERT_PRINCIPAL_COR  Prolagos



ENVIADO POR:
Juliana Latosinski | Assessora de ComunicaçãoFSB COMUNICAÇÕES | PROLAGOSascom@prolagos.com.br 



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br