Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de março de 2012

II FÓRUM INTERNACIONAL DE GESTÃO AMBIENTAL - II FIGA - PORTO ALEGRE 21 A 23 MAR 2012


Conscientizar a população mundial tem sido um desafio constante de ambientalistas e de todos aqueles que já despertaram para os problemas que as gerações futuras enfrentarão pelo descaso com o Meio Ambiente. Desafio este que o II FÓRUM INTERNACIONAL DE GESTÃO AMBIENTAL pretende, reunindo os mais renomados estudiosos deste setor, é buscar metas para a solução.

Desta vez vamos debater as melhores formas de orientar a sociedade para o consumo consciente.

Com o tema “Água e Comunicação: Uma Relação Vital” o II FÓRUM INTERNACIONAL DE GESTÃO AMBIENTAL tratará do terceiro tópico da Carta de Porto Alegre, lida ao final do FIGA 2010, que diz: “Compete à imprensa manter pauta que fomente um debate permanente sobre as causas e consequências da crise da água, assim como de cobrar do poder público que cumpra e faça cumprir as normas jurídicas protetivas da água. Também cabe à imprensa apontar à sociedade alternativas de usos sustentáveis da água.” – Baseado também neste ponto a ARI – Associação Riograndense de Imprensa, que há alguns anos luta pelas questões do meio ambiente, traz a este segundo Fórum a comunicação como uma das peças fundamentais para os avanços no acesso ao conhecimento para o melhor tratamento dos nossos recursos naturais.

Queremos com este grande evento mostrar que a participação da sociedade civil organizada é absolutamente imprescindível para a boa gestão no sentido de que não falte água de qualidade para as gerações futuras.

Ajude também a transformar boas ideias em realidade.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
+55 (51) 3226.6619
figa@inoveeventos.srv.br
DATA: 21 a 23 de março de 2012.
LOCAL: Assembleia Legislativa do Estado do RS - Praça Mal Deodoro, 101 – Centro, Porto Alegre – RS, BRASIL.


Rejane Pieratti - Brasil

"Responsabilidades socioambientais das empresas na gestão das águas"

Rejane PierattiFormada em Administração de Marketing, com MBA em Marketing pela FGV e especialização em Auditoria e Gestão Ambiental, Responsabilidade Socioambiental e Gestão do Terceiro Setor. Atua há 15 anos em projetos de Auditora e Gestão Ambiental, Consultoria em projetos de Sustentabilidade, Gestão de Terceiro Setor e Consumo Consciente. Fundadora da ONG Associação Amigos do Futuro e do NETS - Núcleo de Estudos do Terceiro Setor. Autora de nove cartilhas e três roteiros de vídeo sobre Sustentabilidade. Últimas consultorias realizadas: CAIXA, CAIXA Seguros, Banco Real/ Santander, Rede de Supermercados Zona Sul, BRB - Banco Regional de Brasília, Cartão BRB, Banco do Brasil, Body Island, Comunicatto, SEBRAE Nacional,Banco do Brasil, dentre outros. Professora de cursos de pós graduação nas disciplinas de Gestão Ambiental e Responsabilidade Socioambiental.


Jean Rodrigues Benevides - Brasil

"Responsabilidades socioambientais das empresas na gestão das águas."

Jean Rodrigues BenevidesGerente nacional de meio ambiente da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, da qual é empregado há 21 anos. Pós-graduado em educação ambiental, tem especialização em Desenvolvimento Local, pela OIT, e em Gestão Estratégica para Sustentabilidade, pelo Instituto ETHOS.


Francisco Carlos Castro Lahóz - Brasil

"A sociedade civil organizada e o meio ambiente."

Francisco Carlos Castro LahózFrancisco Carlos Castro Lahóz, Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ (desde 1991), Coordenador do Contrato de Gestão com o IGAM (Agência de Bacias Piracicaba Jaguari), foi Coordenador Geral da Agência de Água PCJ/Consórcio PCJ (Entidade Delegatária) de 2006 a 2011 e Professor Universitário. Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba/SP (EEP/FUMEP). Pós-Graduado em Irrigação e Drenagem pela USP-Piracicaba. Possui especialização em Gestão dos Recursos Hídricos.


Clovis Zimmer - Brasil

"Responsabilidades socioambientais das empresas na gestão das águas."

Clovis ZimmerBacharelado em Química Industrial pela UFRGS em 1987, pós-graduação em Engenharia de Produção de Celulose pela USP em 1990, pós-graduação em Engenharia da Qualidade pela PUC-RS em 1992, Engenheiro da Qualidade Certificado pela ASQ (American Society for Quality) em 1998. Trabalha na CMPC Celulose Riograndense Ltda. em Guaíba desde agosto de 1988. Participa como Membro do Comitê Técnico do Sistema de Avaliação, Examinador e da Banca de Juízes do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, desde 2001; Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade PNQ de 2000 a 2004. Conselheiro do Conselho Estadual de Meio Ambiente - CONSEMA Conselheiro do Conselho de Meio Ambiente da FIERGS - CODEMA Representante Suplente da FIERGS da Câmara Técnico de Controle da Qualidade Ambiental do CONSEMA Representante da Categoria Industrial no Comitê de Gerenciamento do Recursos Hidrográfico da Bacia do Lago Guaíba.


Hernán Sorhuet - Uruguay

"Novas plataformas de comunicação e a crise da água."

Hernán SorhuetJornalista ambiental e científico. Ele é colunista especializado em questões ambientais do jornal "El País, de Montevidéu. Seus trabalhos estão publicados na página do editorial do "País" de 1982. Professor de Ciências Biológicas (Médio), do Uruguai, graduado do Instituto de Professores Artigas, pertencente à Administração Nacional da Educação Pública do Uruguai. Especialista da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) nas áreas de educação e jornalismo ambiental. Membro da Comissão Regional de Educação e Comunicação (CEC) na América do Sul desde fevereiro de 1998. Ponto Focal do CEC-Uruguai a partir de dezembro de 1998. Instrutor e professor de educação e jornalismo ambiental desde 1989. escritor de 12 livros sobre educação ambiental para crianças e jovens, utilizado no sistema de ensino no México, Paraguai, Argentina e Uruguai. Membro da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e Caribe (RedCalc), que reúne mais de 150 jornalistas e comunicadores ambientais do continente.


Lupercio Ziroldo Antonio - Brasil

"A comunicação entre os órgãos de gestão da água e a sociedade"

Lupercio Ziroldo AntonioEngenheiro Civil formado em 1.982 pela Escola de Engenharia de Lins-SP. Diretor da Bacia do Baixo Tietê do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, Autarquia da Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos do Governo do Estado de São Paulo. Secretário Executivo do Comitê de Bacia Hidrográfica do Tietê-Batalha em São Paulo Vice Presidente da REBOB Rede Brasil de Organismos de Bacia Coordenador Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas Especialista e autor de inúmeros Projetos na área de Saneamento Ambiental com ênfase em Gestão Integrada e Planejamento de recursos hídricos.


Amyra El Khalili - Brasil

"Responsabilidades socioambientais das empresas na gestão das águas"

Amyra El KhaliliEconomista. Idealizadora e Fundadora do Projeto BECE (sigla em inglês) Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais, da Aliança RECOs Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras e do Movimento Mulheres pela P@Z!. Professora de pós-graduação e MBA com a disciplina "Economia Socioambiental" em várias Universidades. Indicada para o "Prêmio 1000 Mulheres para o Nobel da Paz" e para o "Prêmio Bertha Lutz". Autora do e-book "Commodities ambientais em missão de paz. - novo modelo econômico para América Latina e o Caribe.


Eduardo Coral Viegas - BRASIL

"Base jurídica, econômica e socioambiental da água"

Eduardo Coral ViegasPromotor de Justiça no Rio Grande do Sul, formado em Direito pela UFRGS, especialista em Direito Civil, mestre em Direito Ambiental, membro da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (ABRAMPA), professor em cursos de pós graduação universitária, autor dos livros Visão Jurídica da Água e Gestão da Água e Princípios Ambientais.




Philipp Hartmann - ALEMANHA

"Uso de novas linguagens de comunicação na luta pelo meio ambiente"

Philipp HartmannConsultor e jornalista. Mestre em Ciências dA América Latina na Universidade de Colônia (Alemanha). Doutor em Economia na Universidade de Colônia, dois semestres de intercâmbio e pesquisa na FGV, Rio de Janeiro. Tese de doutorado sobre a cobrança pelo uso da água no Brasil.

SAIBA MAIS - II FIGA AMBIENTAL



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br