Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de março de 2012

PIAUÍ COMEMORA A SEMANA DA ÁGUA COM SEMINÁRIO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS

Seminário Recursos Hídricos no Piauí



Autoridades discutem sobre os Recursos Hídricos do Piauí


O Seminário de Recursos Hídricos do Piauí tem como tema "Rio Parnaíba e sua importância para o desenvolvimento do Piauí".


O Seminário de Recursos Hídricos do Piauí, que tem como tema "Rio Parnaíba e sua importância para o desenvolvimento do Piauí", foi aberto na manhã desta terça-feira (20), no auditório da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM). O evento prossegue até esta quarta-feira (21) e é aberto a todas as entidades e órgãos ligados a área de recursos hídricos, bem como estudantes e pesquisadores.

O seminário foi aberto pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, que destacou a importância do rio Parnaíba e a relevância de discutir o tema na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água. “O rio Parnaíba tem uma extensão de 1.400 quilômetros e é perene na maioria de seus trechos. Seus principais afluentes são alimentados por águas superficiais e subterrâneas, destacando-se os rios Balsas, Gurguéia, Piauí, Canindé, Poti e Longá. Nasce na região do Alto Parnaíba, nos contrafortes da Chapada das Mangabeiras. É uma riqueza natural que temos à nossa disposição e que devemos preservar”, enfatiza Dalton Macambira.

O secretário destacou, ainda, que recentemente esteve participando de um passeio náutico pelo Rio Parnaíba, em um evento promovido pela OAB e pôde perceber que o trecho que liga Floriano à Teresina, que antes estava visivelmente degradado, melhorou bastante com a recuperação da mata ciliar. “Temos o propósito de trabalhar a preservação do rio e assim, torná-lo navegável. Hoje a navegabilidade acontece, principalmente, em períodos de cheias, por pequenas embarcações”, acrescenta.

Em seguida, representantes do Dnocs, Crea-PI, OAB, Ibama, APPM e Seduc, falaram da importância do seminário que tratar, especificamente, sobre as potencialidades do Rio Parnaíba.

O representante da OAB, Antônio Neto, disse que eventos como o seminário deveriam acontecer com maior frequência, com valorização não só dos órgãos públicos, mas entidades ambientalistas também. “Estamos discutindo sobre a nossa maior riqueza hídricas, que é o Rio Parnaíba, e temos a obrigação em contribuir com sua defesa”, ressalta.

O Coordenador Estadual do Dnocs, José Carvalho Rufino destacou que o órgão mudou de perfil: ao invés de trabalhar especificamente com obras, passou também a destacar mais as potencialidades hídricas do Estado. “Estamos trabalhando em parceria com a Semar, órgão que vem buscando o desenvolvimento sustentável, através dos recursos hídricos do nosso Estado. Trabalhamos com barragens, irrigação e com a piscicultura, sempre buscando atender as necessidades de todas as regiões”, disse José Carvalho que realizou uma exposição mostrando a atuação do Dnocs com obras hídricas do Piauí.

O seminário prossegue amanhã, a partir das 9h, destacando uma exposição sobre a Recuperação de Mata Ciliar com o professor da UFPI, Adeodato Ari Salviano que também é da Fundação Agente/CODEVASF; Exposição das Ações da Agespisa para a utilização e conservação dos Recursos Hídricos; Exposição do Aproveitamento Hidro-agrícola – Tabuleiros Litorâneos e Platô de Guadalupe com o DNOCS. Em seguida, será realizada a exposição e debate da Gestão Participativa com a participação do presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé e Piauí, Prefeito de Paulista Luis Coêlho e o Juiz Federal, Dr. Carlos Brandão da Comissão Interinstitucional Pró-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.Fonte: Portal Vermelho

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br