Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de abril de 2012

CONHEÇA O PROJETO "MANGUE DE PEDRA" APOIADO PELA PROLAGOS (RJ)



Projeto Mangue de Pedra em Búzios
recebe apoio da Prolagos

São Pedro da Aldeia (RJ), 19.04.12 – Conhecer para preservar. Esse é o lema das oficinas do Projeto Mangue de Pedra, realizado pela prefeitura de Búzios com os alunos da Escola Municipal Cilea Barreto, que propõe capacitar a comunidade local com o curso de iniciação a gestão ambiental. A iniciativa tem como objetivo transformar o local em uma Unidade de Conservação do tipo Monumento Natural, o que permitiria a sua preservação como área especial de interesse geológico e ambiental. A Prolagos – Concessionária de Água e Esgoto do Grupo Equipav – foi convidada pela secretaria municipal de meio ambiente para oferecer suporte à oficina de análise ambiental, que tem por objetivo avaliar o equilíbrio do ecossistema do local.

O ambiente do Mangue de Pedras é extremamente raro. O de Búzios é único na América do Sul. Uma área assim é muito delicada e não pode sofrer intervenção humana, deve ser preservado integralmente – explica a secretária de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Adriana Saad.

Essa semana, acompanhados dos agentes da secretaria de meio ambiente e pesca e da secretária, Adriana Saad, técnicos do laboratório da concessionária foram a campo com os participantes do projeto para a realização de análises de parâmetros como oxigênio dissolvido (OD), pH e salinidade nas águas do Mangue de Pedra. Na próxima semana, o grupo voltará a se reunir para a mais uma oficina de análises ambientais com os técnicos da Prolagos.

O convite para apoiar a oficina do projeto é um reconhecimento muito valioso do trabalho desempenhado pela Prolagos e uma oportunidade importante para demonstrarmos um pouco da rotina que a concessionária realiza no monitoramento de praias e lagoas da região – destacou Paula Medina, diretora executiva da Prolagos.

Equipe do Projeto Mangue de Pedra

Centro de Visitação no Mangue de Pedra

De acordo com Adriana Saad, ao longo de um ano de projeto, os alunos terão aulas de ecologia, mangue e meio ambiente de Búzios. Os futuros monitores também receberão noções de fotografia e filmagem científica e aprenderão a elaborar relatórios ambientais. Os futuros monitores farão diversas oficinas de qualificação e receberão certificado técnico de gestores ambientais.

Os 64 alunos da escola Ciléia Barreto serão monitores ambientais no Centro de Visitação no Mangue de Pedra. Para auxiliar no trabalho, a escola Ciléia Barreto recebeu GPS, máquina fotográfica, binóculos, dois lap tops e protetores de sol. Os monitores ganharam um kit contendo uma mochila, um cantil, um chapéu, uma prancheta, uma camisa e livros.

O projeto acontece com o patrocínio da empresa Statoil e apoio da AMA Geribá, da Prolagos, das secretarias de Educação e Ciência e Meio ambiente e Pesca e da escola Ciléia Barreto.

 Fotos: Secretaria de Meio Ambiente de Búzios
- Oficina de análise ambiental tem por objetivo avaliar o equilíbrio do ecossistema do local
- Projeto Mangue de Pedra tem como objetivo transformar o local em uma Unidade de Conservação do tipo Monumento Natural



Juliana Latosinski | Assessora de ComunicaçãoFSB COMUNICAÇÕES | PROLAGOSascom@prolagos.com.br





Oficinas no Mangue com alunos da rede pública da Região dos Lagos


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

4 comentários:

  1. vem acompanhando com atenção este movimento ...a pergunta que não quer calar, por que a AMA geribá recebeu verba do projeto e não uma associação Quilombo Da Rasa Búzios por exemplo, onde foram parar os equipamentos usados pelos jovens monitores? romulosouz@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. vem acompanhando com atenção este movimento ...a pergunta que não quer calar, por que a AMA geribá recebeu verba do projeto e não uma associação Quilombo Da Rasa Búzios por exemplo, onde foram parar os equipamentos usados pelos jovens monitores?

    ResponderExcluir
  3. vem acompanhando com atenção este movimento ...a pergunta que não quer calar, por que a AMA geribá recebeu verba do projeto e não uma associação Quilombo Da Rasa Búzios por exemplo, onde foram parar os equipamentos usados pelos jovens monitores?

    ResponderExcluir
  4. Se a secretária do Meio Ambiente de Búzios diz que a área do Mangue é tão sensível, porque então ela autorizou a construção de 5 (cinco) condomínios de 52 casas, cada, nesta área? Incoerência?????

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br