Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de abril de 2012

MUNICÍPIOS DO ENTORNO DA REPRESA DE ITUPARANGA (SP) TERÃO 100% DOS ESGOTOS TRATADOS


Obras de saneamento na região da represa vão até 2014

As obras de saneamento nos municípios de Ibiúna, Vargem Grande Paulista e Caucaia do Alto - distrito de Cotia, que formam o entorno da represa de Itupararanga vão até 2014, quando deverão estar concluídas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) pela presidente da Sabesp e representante da Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH), Dilma Pena, ao prefeito de Sorocaba e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), Vitor Lippi. O encontro aconteceu em São Paulo, movido pela preocupação das entidades com a qualidade da água da represa.

Depois de concluídas, as obras, no valor de R$ 50 milhões, deverão ampliar para 100% o tratamento de esgoto desses municípios. "Essa é uma das nossas prioridades. O comitê está trabalhando há seis anos nessas questões e várias ações já estão em andamento. Isso foi muito oportuno para podermos acompanhar o cronogramas das obras e esses elevados investimentos do Estado para a recuperação do nosso manancial", destacou Lippi.

Outra razão para a queda na qualidade da água da represa é o uso indiscriminado de defensivos agrícolas, uma vez que os municípios da região são os responsáveis por grande parte da produção de hortaliças. Para Lippi, o CBH-SMT trabalhará de forma integrada com a Sabesp e as secretarias estaduais de Saneamento e Recursos Hídricos e de Agricultura e Abastecimento para encontrar, junto aos sindicatos e pequenos produtores rurais da região, alternativas para um manejo sustentável e responsável dos defensivos agrícolas.

Também participaram do encontro a secretária do Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara de Lima Carvalho, e integrantes da diretoria do CBH-SMT.Fonte: 
http://www.cruzeirodosul.inf.br



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br