Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de maio de 2012

RIO URUGUAI SEM ÁGUAS, RETIDAS PELAS HIDRELÉTRICAS


   

 As pedras que ficavam no fundo do rio estão imersas desde a costa brasileira 

até à costa da Argentina.


Rio Uruguai secado pela retenção das águas pelas Hidroelétricas


A longa estiagem e a pequena liberação de água das barragens influencia o aparecimento das pedras no leito do rio em Volta Grande, no município de Porto Mauá, caracterizando uma brusca alteração do regime de águas do rio e que está afetando a vida dos peixes e de toda a vida aquática.

Como havia ocorrido de 6 a 9 de abril  passado, o rio Uruguai voltou ao mesmo nível das águas na quarta-feira, dia 25 de abril,.

O caudaloso rio podia ser atravessado a pé da margem brasileira à margem argentina.

O único obstáculo é um canal  por onde corre o maior volume de água, denominado pelos ribeirinhos de "canalão", que possui largura aproximada de 15 metros na localidade de Volta Grande, interior de Porto Mauá, um município contíguo ao leito do rio.

As pedras que ficavam no fundo do rio estão imersas desde a costa brasileira até à costa da Argentina.

A travessia por cima das pedras pode ser realizada transversalmente, numa distância aproximada de 1.000 metros. As pedras formam pequenas piscinas naturais, pequenos córregos, pequenas quedas de água (cachoeiras).

A longa estiagem e a pequena liberação de água das barragens influencia o aparecimento das pedras no leito do rio em Volta Grande.

Se o nível baixar em torno de 50 cm, poderá se repetir o que ocorreu em 1979. Naquele ano foi possível fazer sua travessia em linha reta, caminhando por sobre as pedras do leito do rio. O único obstáculo era o chamado '"canalão".
Explicação para o Uruguai ter sido secado

De segunda a sexta-feira, a barragem de Itá produz energia, porém, nos sábados e domingos é suspensa devido a estiagem prolongada.

Portanto, nestes dois dias da semana não é liberado água na barragem.

Com isso, o rio Uruguai tem uma brusca alteração no seu rigem de águas.

Em Porto Mauá o nível baixa sempre na terça-feira de cada semana  e alcança seu ápice na quarta-feira. Depois começa a se elevar novamente.

Pescadores e ribeirinhos estão preocupados com a brusca alteração do nível das águas do rio que, segundo eles, está afetando a vida dos peixes e de toda vida aquática.

Segundo eles, com o baixo nível do rio Uruguai suas águas fornecem oxigênio que fica aquém do necessário para a sobrevivência dos peixes e de formas de vida aquática
Fonte: Portal Ijuhy

Mais Notícias


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br