Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de junho de 2012

AS COMEMORAÇÕES DA DATA MAGNA DA MARINHA DO BRASIL - 11 DE JUNHO

Formatura na Escola Naval para a imposição da Ordem do Mérito Naval


147º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha é comemorado em todo o Brasil 

No dia 11 de junho foi realizada, em vários estados do País, as comemorações alusivas ao 147º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha. A Batalha do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870), o maior conflito militar na América do Sul.

Rio de Janeiro (RJ)
O Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) comemorou o 147º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha com diversos eventos cívico-militares. Entre as atividades foi feita a imposição das condecorações da Ordem do Mérito Naval, no dia 11 de junho, na Escola Naval, em reconhecimento aos militares que se distinguiram no exercício de suas profissões e personalidades civis que prestaram relevantes serviços à Marinha do Brasil. A solenidade foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, sendo agraciadas 253 personalidades.

Em 14 de junho, ainda em homenagem à Data Magna da Marinha, foi realizada, no Museu Naval, a abertura do XXXIV Salão de Marinhas, evento de artes plásticas coordenado pela Sociedade Brasileira de Belas Artes e apoiado pelo Com1ºDN.
Salvador (BA)
 

Comemorações do 11 de Junho no Comando 2º Distrito Naval, em Salvador


No dia 11 de junho, como parte das comemorações do Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha, em Salvador (BA), o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Fernando Monteiro Dias, e o Presidente da Associação Comercial da Bahia, Marcos de Meirelles Fonseca, realizaram a aposição floral no Monumento aos Mortos na Guerra do Paraguai, na Praça Riachuelo, onde está sediada a Associação.
Em seguida, foi realizada a cerimônia cívico-militar na sede do Comando do 2º Distrito Naval, ocasião em que houve a condecoração da Ordem do Mérito Naval das autoridades e personalidades agraciadas.

Natal (RN)
 

Agraciados perfilados para o cumprimento à Bandeira Nacional em Natal


Em Natal (RN), a cerimônia alusiva ao 147º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha ocorreu na Base Naval de Natal e foi presidida pelo Comandante do 3° Distrito Naval, Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa.
Em homenagem aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, foram içados os Sinais de Barroso e, em seguida, executados os Toques de Vitória e de Comandante-em-Chefe, acompanhados da Salva de 17 tiros de canhão. Na sequência, deu-se início a imposição da Ordem do Mérito Naval.

Belém (PA) 
 

Saudação à Bandeira Nacional pelos agraciados com a Ordem do Mérito Naval em Belém


O Comando do 4º Distrito Naval realizou, no dia 11 de junho, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, em Belém (PA), a cerimônia cívico-militar alusiva ao 147º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo - Data Magna da Marinha. Na ocasião, foram condecorados com a Ordem do Mérito Naval militares e civis que prestaram relevantes serviços a Força
Na programação comemorativa constaram a XII Corrida Rústica da “Batalha Naval do Riachuelo”, exposição de material, apresentação da banda de música, desfile naval e visitação pública aos navios.

Rio Grande (RS)
 

Cerimônia alusiva ao 147º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo e de imposição da Ordem do Mérito Naval no Rio Grande


Dando início à programação alusiva à Data Magna da Marinha, nos dias 5 e 6 de junho, foi realizada na Praça Tamandaré, no Rio Grande (RS), uma Ação Cívico-Social e exposição de equipamentos e materiais utilizados pelo Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) na Região Sul do País.
No dia 11 de junho, o Com5ºDN promoveu, no Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, cerimônia alusiva ao 147º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha e de imposição da Ordem do Mérito Naval. A cerimônia militar contou com a presença de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, como também de militares do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

Ladário (MS)
 

Oficial-General sendo agraciado com a Ordem do Mérito Naval em Ladário


Em comemoração ao 147° Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo o Comando do 6º Distrito Naval realizou uma série de atividades, que tiveram início, no dia 9 de junho, no Porto Geral de Corumbá (MS), com visitação pública aos Navios da Flotilha de Mato Grosso, exposições de material da Marinha do Brasil e divulgação sobre “Como Ingressar na Marinha”.

Em Ladário (MS), a cerimônia em comemoração aos 147 anos da Batalha Naval do Riachuelo foi celebrada, na manhã do dia 11 de junho, em frente ao prédio do Comando do 6° Distrito Naval. Na solenidade, presidida pelo Contra-Almirante Rodolfo Frederico Dibo, foi lida a Ordem do Dia do Comandante da Marinha e a mensagem da Presidenta da República. Na ocasião, 14 personalidades civis e militares foram agraciadas com a Ordem do Mérito Naval. Ao final do evento, o público presenciou o desfile da Guarda de Honra do 6º Distrito Naval.

São Paulo (SP) 
 

Cerimônia alusiva a Data Magna da Marinha em São Paulo


Ocorreu na manhã de 11 de junho, no Comando do 8º Distrito Naval, a cerimônia cívico-militar alusiva ao Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo- Data Magna da Marinha, onde estiveram presentes mais de 300 participantes entre militares e civis. Foram içados os Sinais de Barroso e executados os Toques de Vitória e de Comandante-em-Chefe. Em seguida, houve a entrega da Medalha Amigo da Marinha e a imposição da Ordem do Mérito Naval.

Manaus (AM) 
 

Cerimônia alusiva a Data Magna da Marinha em Manaus


A cerimônia alusiva a Data Magna da Marinha em Manaus (AM), foi presidida pelo Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante,Antonio Carlos Frade Carneiro, e realizada no Batalhão de Operações Ribeirinhas, Organização Militar subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval. No evento, civis e militares foram agraciados com a Ordem do Mérito Naval.

Fonte:  NOMARONLINE



SAIBA MAIS SOBRE A DATA MAGNA DA MARINHA DO BRASIL:
06/06 - Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br