Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de junho de 2012

"CÚPULA DOS MARES" SERÁ A ALCUNHA DA RIO+20



Conferência pode entrar para a história como 'Cúpula dos Mares'

Se a Rio-92 ficou conhecida como a Cúpula da Terra, a Rio+20 pode entrar para a história como a Cúpula dos Mares. Um dos seus principais resultados será o embrião de um tratado de proteção dos oceanos, dizem especialistas.

A proposta envolve a conservação da biodiversidade em áreas fora de jurisdições nacionais. Estima-se que 50% da superfície da Terra esteja em áreas marinhas fora das zonas econômicas exclusivas.

"O alto-mar é um bem coletivo global e todas as nações têm o direito e a responsabilidade de garantir a proteção e a preservação dessas áreas", disse Matthew Gianni, cofundador da ONG High Seas Alliance.
A reportagem e a entrevista é de Cláudio Angelo e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 14-06-2012.

O texto-base da Rio+20, que começou a ser negociado ontem no Riocentro, contém 20 parágrafos sobre oceanos -com acordo em quase metade deles. A proteção do alto-mar é um dos pontos que ainda estão em aberto.

Em entrevista, Gianni, americano casado com uma carioca e radicado na Holanda, falou dos obstáculos à criação desse tratado.
Eis a entrevista.

Por que deveríamos proteger o alto-mar, para começo de conversa?
Os mares profundos, que são a parte do oceano abaixo da borda da plataforma continental são um dos maiores reservatórios de biodiversidade da Terra, e a maior parte está em águas internacionais. Todas as expedições científicas para explorar essas áreas encontram espécies novas. Além disso, espécies, incluindo peixes, cetáceos e tartarugas, migram longas distâncias entre a costa e o alto-mar.

Qual é a maior ameaça a essas regiões do oceano?
A sobrepesca e práticas destrutivas, como a pesca de arrasto em montes marinhos.

O que a Rio+20 pode fazer pelo alto-mar?
Na visão de ONGs e países, o resultado mais importante seria um acordo para um tratado de conservação de áreas marinhas além de jurisdição nacional. O tema é debatido há seis anos, nenhuma decisão foi tomada.

Quem está contra?
Canadá, Rússia, Islândia, Coreia do Sul e EUA.

E o Brasil?
Tem sido progressista nesse tema. Esperamos que o priorize na Rio+20.

Fonte: IH Unisinos
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br