Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de junho de 2012

EM AFOGADOS DA INGAZEIRA(PE), AMANHÃ DIA 21, AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE USO RACIONAL DA ÁGUA


Barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira (PE)

Seca pode comprometer fornecimento de água no Sertão do Pajeú

O alerta, feito por organizações não governamentais que defendem a convivência com o Semiárido, será tema de audiência pública realizada neste dia 21, às 9h, na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira.
Por: Adriana Amâncio
Assessora de Comunicação da Diaconia
Além da falta de alimento e dos prejuízos econômicos causados à população rural, a seca oferece risco de colapso no abastecimento de água nas áreas urbanas da microrregião do Sertão do Pajeú. Este alerta motivou organizações não governamentais que atuam na região a realizar uma audiência pública para discutir o gerenciamento, a distribuição e o uso racional de água para evitar o colapso. 
Estarão presentes no evento, moradores das comunidades, representantes da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) e Aldo Santos, Gerente do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (Prorural). Durante o evento, a população tomará conhecimento dos níveis atuais de armazenamento dos reservatórios que abastecem a região e das iniciativas a serem adotadas visando à economia de água.
 De acordo com dados da Apac, o Açude de Brotas, que abastece o município de Afogados da Ingazeira, está com 51% da capacidade de armazenamento. A situação já é de alerta uma vez que o período de chuvas na região se encerra neste mês e a precipitação pluviométrica não atingiu sequer a metade do esperado para todo o período de chuvas no Semiárido. 
De acordo com dados do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Afogados da Ingazeira choveu 380 mm de janeiro ao início de junho, enquanto a média de chuvas para o Semiárido é de 800 mm para todo o inverno. Caso não ocorra nenhuma surpresa por parte da natureza, as chuvas chegarão ao fim, e a população terá de sobreviver com a capacidade atual de armazenamento de água dos açudes até 2013.
Em São José do Egito, terceiro maior município da microrregião, o fornecimento de água está sendo garantido por meio de carros-pipa. De acordo com Adilson Viana, assessor político-pedagógico da Diaconia, a situação poderia ter sido amenizada caso a população tivesse sido alertada em tempo hábil. “Deveria ter sido feito um trabalho educativo junto à população para que se economizasse água, uma vez que os açudes já estavam com apenas 20% da sua capacidade de armazenamento”, esclarece Viana. Atualmente o Açude São José II está com apenas 16% de sua capacidade de armazenamento, segundo dados da Agência Estadual de Água e Clima (Apac).
Serviço:
O quê? Audiência Pública sobre Gerenciamento e Distribuição da Água
Quando? Quinta-feira, 21 de junho, às 9h
Onde? Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira situada à Rua Dr. Roberto Nogueira Lima, 176.

Informações:
Adilson Viana (Assessor Político - Pedagógico da Diaconia)
87 9635 3683

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br