Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de junho de 2012

ESPECIAL AOS EDUCADORES - A ÁGUA COMO MATRIZ PEDAGÓGICA NA SUA ESCOLA


Agricultura

 O entendimento da agricultura e os fatores que implicam esta prática, não devem se limitar às escolas agrotécnicas. E necessário que todos os alunos possuam conhecimentos interdisciplinares, estabelecendo relações de aprendizagem, em espaços diferentes do seu cotidiano. Isto possibilita o pensamento crítico do aluno, sobre a ocupação humana, suas dinâmicas e forma de atuação frente ao ambiente natural.
A cultura de alimentos é uma atividade empreendida pelos seres humanos, para garantir à produção de alimentos e consequentemente, a sobrevivência da espécie. Porem como toda atividade, a agricultura proporciona impactos ao meio ambiente.
A agricultura é sem dúvida nenhuma o setor da atividade humana que para sua realização, consome maior quantidade de água. Assim, o grande volume de uso, aliado as péssimas técnicas de manejo, coloca este setor, como a segunda maior fonte de poluição das águas brasileiras, atrás apenas da emissão de esgotos domésticos. Os problemas relacionados à poluição das águas pela agricultura no Brasil também merecem um especial enfoque, uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores agropecuários do planeta.  Sua escassez coloca em risco não só o ecossistema, mas também a produção dos alimentos, que consumimos todos os dias.
A demanda por água deve continuar crescendo em consonância com aumento populacional. Alem disto, a crescente necessidade de produção de mais alimentos, respeitando os preceitos de segurança alimentar para a população, faz com que os paises aumentem suas fronteiras agrícolas. Isto significa degradação de mais áreas naturais, que possuem  nascentes, aqüíferos, áreas de recargas e matas ciliares.
 A prática da agricultura ocasiona uma série de impactos ambientais associados aos recursos hídricos. Técnicas inadequadas, diminuem a disponibilidade da água, através de compactação do solo, diminuindo a permeabilidade do solo e reabastecimento de lençóis freáticos ;uso da água em irrigação excessiva, diminuindo o volume de agua de cursos próximos;corte de matas ciliares e consequentemente assoreamento de rios; uso de agua subterrânea de forma excessiva, diminuindo a disponibilidade de agua em   aquíferos ou lençóis freáticos.
  Mas não é apenas a disponibilidade hídrica, que a agricultura afeta. As formas de poluição geradas pela agricultura alteram ciclos de vidas dos seres que vivem nos ambientes aquáticos, às vezes levando também a sua contaminação.  Insumos agrícolas como os fertilizantes e pesticidas, são os que mais causam poluição nas águas.  Os fertilizantes mais utilizados atualmente, são compostos por fósforo, amônia e o potássio. Utilizados em grandes quantidades, tendem a infiltrar nos solos até contaminarem os lençóis freáticos. Além disso a excessiva carga de materiais orgânicos e nutrientes, lixiviado, ao atingir cursos dágua podem causar eutrofização da água e posteriormente desequilíbrio ambiental na área. Já os pesticidas são tóxicos, possuem metais pesados em sua composição e nem sempre biodegradáveis.
É necessário o uso racional da água, assim mais alimentos podem ser produzidos por litro de água utilizada, diminuindo a demanda de consumo e consequentemente facilitando a produção. E necessário que assim como na agricultura, a população trabalhe métodos mais eficientes no uso da água, evitando o desperdício.
 Planos de aula:

O Manuelzão Vai à Escola é um subprojeto do Projeto Manuelzão. Seu objetivo é fomentar projetos e ações de educação ambiental junto às escolas, do ensino fundamental e médio, que estão na bacia hidrográfica do rio das Velhas.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br