Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de junho de 2012

NESTA TERÇA, LANÇAMENTO DO MAPA AMAZÔNIA 2012 DA RAISG, NA RIO+20



Rede Amazônica de Informação Socioambiental (Raisg) lança mapa Amazônia 2012 


16/06/2012



Amazônia 2012 Áreas Protegidas e Territórios Indígenas traz um conjunto de informações atualizadas e corrigidas em relação ao mapa inédito publicado em 2009. O lançamento será simultâneo nos países que compõem a rede, nesta terça-feira (19). No Brasil, o evento precedido de debate será às 16h, no estande da Fundação Ford, na Cúpula dos Povos da Rio+20, no Rio de Janeiro.


Trata-se do único mapa disponível em versão impressa e digital em três línguas (português, espanhol e inglês), apresentando uma visão transfronteiriça e socioambiental, necessária para se compreender a Amazônia, bioma que hoje domina os debates.


O mapa Amazônia 2012 traz informações sobre os 7,8 milhões de km2 da região, compartilhada por oito países e a Guiana Francesa, cuja população alcança 33 milhões de pessoas, incluindo 385 povos indígenas, e que é estratégica para o equilíbrio do planeta.


O objetivo principal da publicação é contribuir para superar visões fragmentadas da região e promover iniciativas e processos integrados, regionais, nacionais e internacionais, que possam contribuir para a consolidação de Áreas Protegidas e Territórios Indígenas – que representam 45% da região – como parte importante da solução para a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas.




A ideia é que esse trabalho conjunto, realizado por instituições de pesquisa especialmente vinculadas à sociedade civil dos países amazônicos, possa consolidar uma agenda comum para a análise temática e a elaboração de protocolos de gestão compartilhada e descentralizada da informação. 


É importante ressaltar a compatibilização e equalização necessárias das diferentes fontes e escalas das bases de dados de cada país que integra a rede, para se chegar a um produto comum e reconhecido por todos. E assim, poder realizar diagnósticos e projeções, antecipar cenários de ameaças e de proteção assim como dar continuidade ao monitoramento das diferentes situações que se apresentam.


Os arquivos digitais do mapa assim como o mapa online podem ser acessados em raisg.socioambiental.org, onde também se encontram noticias e artigos relacionados à Amazônia.


Sobre a Rede
A Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada é um espaço de intercâmbio e articulação de informações socioambientais georreferenciadas, a serviço de processos que vinculam positivamente os direitos coletivos com a valorização e sustentabilidade da diversidade sociocultural na região amazônica.


O principal objetivo da Rede é estimular e possibilitar a cooperação entre instituições que já trabalham com sistemas de informações socioambientais georreferenciadas na Amazônia, utilizando uma metodologia baseada na coordenação de esforços conjuntos, mediante um processo acumulativo, descentralizado e público de intercâmbio, produção e divulgação de informações.


A Raisg firmou um acordo estratégico entre as instituições que dela fazem parte para criar uma base de dados integrada e acessível aos participantes e ao público em geral, assim como uma agenda de intercâmbio, capacitação e produtos cartográficos. Desde 2007, a Raisg se reuniu anualmente e realizou diversos seminários técnicos para treinamento e elaboração de produtos, além de reuniões virtuais.


Com apoio da Fundação Avina, Fundação Ford, Fundação Rainforest da Noruega (RFN) e Fundação Skoll, a Rede é composta pelas seguintes instituições:
Bolívia: Fundación Amigos de la Naturaleza (FAN)
Brasil: Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia Imazon, Instituto Socioambiental (ISA) e Instituto Centro de Vida (ICV)
Colômbia: Fundación Gaia Amazonas
Equador: Ecociencia
Guiana Francesa: DEAL – Governo da França
Peru: Instituto del Bién Común (IBC)
Suriname: The Amazon Conservation Team (ACT Suriname)
Venezuela: Provita e Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas (IVIC)

Entre as atividades da Rede até agora, destacam-se:
:: publicação do mapa inédito Amazônia 2009;
:: bases de dados comuns e por país, atualizadas periodicamente;
:: elaboração do Mapa do Desmatamento da Panamazônia, com base em metodologia comum e imagens de 2000, 2005 e 2010, a ser lançado até o final de 2012;
:: elaboração de um Atlas Amazonía bajo Presión, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2012, analisando os temas: infraestrutura; energia; focos de calor; desmatamento; exploração de madeira; mineração; petróleo e gás.


Além dos temas gerais equalizados para a Panamazônia, a Raisg prevê como desdobramento a formação de sub-redes regionais, com foco geográfico, escala e informações mais detalhadas e aprofundadas, seguindo na perspectiva da construção do conhecimento sobre a Amazônia por meio da montagem do “quebra-cabeça” e das relações transfronteiriças. Acompanhe o trabalho da Raisg em raisg.socioambiental.org.


Também serão lançados no estande da Fundação Ford os filmes:
A Resposta da Terra (Histórias de agricultores sobre o uso e manejo da terra, seguido de debate) - 15h às 16h. Amne adji kapere mba -(Carta do Povo Kisêdjê para a RIO+20, com o manifesto das mulheres contra o desmatamento das florestas e a poluição dos rios, produzido por Kamikiá Kisêdjê e o Coletivo Kisêdjê de Cinema) - 16h30 até 16h45; Xapiri (sobre o Xamanismo Yanomami, com produção do ISA e Cinemateca Brasileira e realização do Instituto Século XXI (i21) e Hutukara Associação Yanomami) - de 17h até 19h.

Serviço
Quando: 19/6
Onde: Estande da Fundação Ford, Aterro do Flamengo, ao lado do MAM
Horários:
De 15h às 16h -( filme A Resposta da Terra, com histórias de agricultores sobre uso e manejo da terra, seguido de debate)
De 16h00 às 16h30 - (Mapa da Raisg)
De 16h45 às 17h - (Amne adii kapere mba)
De 17h às 19h - (Xapiri, sobre o Xamanismo Yanomami)


ISA, Instituto Socioambiental.

VEJA TAMBÉM:
ISA lança publicação online sobre o Estado de Roraima 
Diversidade Socioambiental de Roraima - subsídios para debater o futuro sustentável da região, lançada em versão impressa no final de 2011, agora está disponível em versão online para download - Notícias Socioambientais, 16/6. 



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br