Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de junho de 2012

O ESPETÁCULO DAS ÁGUAS NAS CATARATAS DO RIO IGUAÇU



Cheia dos rios provoca espetáculo das águas nas Cataratas e em Itaipu




Data/Hora:
 21.jun.2012


A cheia dos rios Iguaçu e Paraná, que ocorre ao mesmo tempo, oferece aos turistas que visitam o Destino Iguaçu a oportunidade de conhecer as Cataratas do Iguaçu com uma vazão quatro vezes maior do que a normal e ainda de ver aberto o vertedouro da usina de Itaipu.

Em Itaipu, o volume de água do Rio Paraná que entra no reservatório é superior ao necessário para movimentar as unidades geradoras. O excedente é jorrado pelo vertedouro, por onde passavam nesta quinta-feira, dia 21, 5 mil metros cúbicos de água por segundo.

O espetáculo nas Cataratas do Iguaçu varia bastante conforme a época do ano. O turista que visitou o Parque Nacional do Iguaçu em maio, por exemplo, viu muitas rochas em locais que normalmente ficam encobertos pela água. Em alguns períodos, a vazão chegou a apenas410 metros cúbicos por segundo, quando o volume normal é de 1,5 mil metros cúbicos por segundo.

Em junho, no entanto, as chuvas na bacia do Rio Iguaçu, que se forma na região de Curitiba, superaram em quatro vezes a média normal. Nos últimos dias, a força das águas formou um vapor intenso, que chegou a cobrir a parte final da passarela em frente ao salto Floriano. Os poucos visitantes que se atreveram a percorrer o trajeto se divertiram e ainda fizeram pose para as câmeras de televisão.

Na usina de Itaipu, o vertimento chega a 5 mil metros cúbicos por segundo, o equivalente a mais de três vezes a vazão normal das Cataratas do Iguaçu, devido às chuvas intensas na Bacia do Rio Paraná, principalmente nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul  e Paraná.

Muita água e muita energia
No ano em que deve bater seu próprio recorde mundial de produção de energia, Itaipu está gerando em média 11,5 mil megawatts médios por dia. Essa produção exige a utilização de mais de 11 mil metros cúbicos de água por segundo.

A operação do reservatório de Itaipu é a fio d’água, isto é, possui um mínimo de reserva (ou acumulação). Assim, quando o reservatório chega próximo a sua cota máxima operativa,220,50 metros acima do nível do mar, o excedente precisa ser escoado pelo vertedouro, que funciona de forma semelhante ao “ladrão” da caixa d’água doméstica.

O vertimento começou no dia 8 de junho e parou cinco dias depois. No último domingo, o excedente voltou a ser escoado. Isso deve continuar ocorrendo pelo menos nos próximos dez dias, com previsão de pico de vertimento domingo.

Para os turistas, o vertedouro aberto é uma atração a mais do Complexo Turístico Itaipu, já que não é um fenômeno muito comum ao longo do ano. A água despenca pelo vertedouro de uma altura de 43,7 metros, e ao cair no Rio Paraná, abaixo da usina, também provoca uma neblina e, em dias de sol, o fenômeno do arco-íris, para encantos dos visitantes.

O novo recorde
Nesta sexta-feira, dia 22, a usina deve confirmar um novo recorde histórico para o acumulado de um primeiro semestre. A geração deve romper a barreira dos 47,8 milhões de megawats-hora (MWh), superior ao recorde do primeiro semestre de 2008.

Esse volume de energia seria suficiente para suprir por três anos e um mês as atuais necessidades de consumo de energia elétrica da cidade do Rio de Janeiro, onde acontece a Rio+20, e poderia atender o Brasil inteiro por 34 dias.

Com o atual ritmo de geração, a Itaipu deve ultrapassar a barreira dos 50 milhões de MWh até o dia 30 de junho. Até às 15h desta quinta, 21 de junho, foram produzidos 47.504.102 MWh, quase 10%  a mais na comparação com o mesmo período de 2011, quando foram gerados 43.584.677 MWh.

Já em relação a 2008, ano do recorde histórico, o acréscimo é de quase 5%. No mesmo período daquele ano, de janeiro a 21 de junho, foram produzidos 45.445.157 MWh.

Na Rio+20, Itaipu também dá show
Nos eventos paralelos da Rio+20, a importância da hidroeletricidade na matriz energética nacional ficou em evidência. Quase 85% da eletricidade brasileira vem de fontes de energia limpa e renovável. Dentro desse contexto, a Itaipu Binacional é estratégica. O empreendimento, que é dividido com o Paraguai, respondeu em 2011, por 77% do consumo paraguaio e 17% da demanda nacional. Fonte: Jornal O Farol


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br