Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de junho de 2012

PRÊMIO "RIO FÓSSIL" PARA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA


O prêmio foi recebido por Brendan Schoenman, membro da delegação do USA

Direto da Rio+20: Estados Unidos recebem primeiro “Rio Fóssil”

No segundo dia da última rodada de negociações antes da Rio+20, o Estados Unidos da América recebeu o prêmio “Rio Fóssil”. A premiação é uma versão da ação já conhecida nos eventos climáticos da ONU realizada por jovens e organizações de todo o mundo na luta contra as mudanças do clima.
Os EUA foram escolhidos devido a sua grande falta de responsabilidade com o planeta, ainda mais se considerarmos que ele é, historicamente, o maior poluidor mundo. Nessa posição passiva, ele contribui para a intensificação das mudanças climáticas e perpetua um desenvolvimento social e ambientalmente injusto.  


Além disso, o país desconsidera Princípio da Equidade na Declaração do Rio e  pede pela exclusão do termo todas as vezes em que é citado, a ser trocado para o termo “inclusão”, diluindo e enfraquecendo a agenda para o desenvolvimento sustentável em seus três pilares – social, ambiental e econômico. Além disso:
  • Por rejeitar a urgente necessidade de trabalharmos em direção à promoção de padrões de consumo e produção mais sustentáveis, com os países desenvolvidos tomando a liderança para que o mundo mova-se em direção ao desenvolvimento sustentável. Isso tem repercussão não apenas com uma agenda ambiental mais ampla, mas também com a UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), a CBD (Convenção sobre Diversidade Biológica) e o princípio 8 da Declaração do Rio (Consumo e Produção Sustentáveis).
  • Por desrespeitar e rejeitar a Declaração do Rio e seus Princípios, o que desmantelaria todos os princípios onde essas negociações estão baseadas.
A premiação foi realizada em uma irônica cerimônia agora a pouco e o prêmio foi recebido por Brendan Schoenman, membro da delegação do USA, em nome de seu país.” Como um jovem representando os EUA, eu lamento imensamente por receber esse prêmio em nome do meu governo. Mas espero que eu nunca mais tenha de  aceitá-lo novamente e que os EUA se esforcem para se tornarem vencedores aqui no Rio“, disse.
A ação tem o objetivo de chamar a atenção para o país ou países que menos agem no apoio ao progresso ou que o bloqueiam o caminho para um futuro mais justo e sustentável. As cerimônias de premiação serão realizadas todos os dias às 18:15, em frente ao Pavilhão 3, perto do jardim.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br