Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de agosto de 2012

RIO PARANAPANEMA RECEBE MAIS 195 MIL PEIXES




NO RIO PARANAPANEMA 195 MIL JOVENS PACUS E CURIMBATÁS  E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA OS FILHOS DE RIBEIRINHOS
 
Programa de repovoamento da Duke Energy promove soltura de pacus e curimbatás em diversos pontos da Bacia
 
De 24 a 31 de agosto, a Duke Energy dará sequência ao seu programa de repovoamento da Bacia do Paranapanema soltando 195 mil peixes jovens. Dia 24, Salto Grande irá receber 20 mil curimbatás, em São Pedro do Turvo (SP). Dia 27 é a vez do reservatório Jurumirim ser beneficiado com a soltura de 100 mil pacus, em Capão Bonito (SP). Dias 29 e 30, as ações acontecem em Canoas II e I, respectivamente, com a soltura de 25 mil pacus em Palmital (SP) e outro lote de 25 mil em Itambaracá (PR). As solturas se encerram em Barão de Antonina (SP), dia 31, quando o reservatório Chavantes recebe 25 mil pacus.
 
O biólogo da Duke Energy e coordenador do programa, Norberto Vianna, explica que as espécies selecionadas para o repovoamento do Paranapanema – curimbatá e pacu – têm capacidade de formar populações sustentáveis, reproduzindo-se e adaptando-se plenamente à vida no ambiente. “As solturas ocorrem em pontos favoráveis ao rápido crescimento dos peixes. Além disso, são espécies de grande apelo social, que pescadores e populações ribeirinhas estão acostumados a capturar”, explica Vianna.
 
Educação ambiental - Além da soltura, haverá no município de Capão Bonito um trabalho de educação ambiental com 80 alunos da rede municipal de ensino.A engenheira ambiental da Duke Energy, Luciana Menegatto, fará uma palestra para os estudantes antes deles acompanharam a soltura. “Iremos abordar a reprodução de peixes e os benefícios ambientais e sociais do repovoamento do Paranapanema, além de ressaltar a importância do envolvimento de todos para a proteção e recuperação dos recursos naturais”, diz Menegatto.
 
Até dezembro, o programa de repovoamento da Duke Energy completará sua meta anual de 1,5 milhão de peixes de espécies nativas soltos na Bacia do Paranapanema. Desde que o programa foi iniciado pela empresa, em 2001, o Paranapanema já foi contemplado com 18 milhões de novos peixes, contribuindo para a preservação de sua biodiversidade e recuperação do estoque pesqueiro.
 
Sobre a Duke Energy
A Duke Energy Geração Paranapanema S.A. – subsidiária da Duke Energy Corp, uma das maiores companhias do setor energético dos Estados Unidos – atua na produção e comercialização de energia elétrica por meio da administração de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do Rio Paranapanema: Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Capivara, Taquaruçu, Rosana, Canoas I e Canoas II (estas últimas operadas em consórcio com a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA). Com capacidade total instalada de2.241 MW, a companhia é considerada uma das maiores geradoras privadas do País, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Mariana Chiquetto
Assessoria de Imprensa 
Pauta Comunicação  (18) 3908-7422
Heloísa Miguel -------  (18) 9751-2735 - heloisamiguel@gmail.com
Mariana Chiquetto ---(18) 9773-6274 - pautamariana@gmail.com



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br