Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de setembro de 2012

CELEBRAÇÃO DO DIA DA ÁRVORE NO PARQUE DA SERRA DO MAR - LITORAL NORTE PAULISTA



Dia da Árvore será celebrado no PESM - foto divulgação

Parque Serra do Mar celebra Dia da Árvore 


no Litoral Norte



Na próxima sexta-feira, 21, celebra-se o Dia da Árvore, que homenageia também a chegada da Primavera. Com o objetivo de marcar a data na região e promover a conscientização ambiental das comunidades, o Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleos São Sebastião e Caraguatatuba, realizarão o plantio de mudas nativas em parceria com escolas do entorno das Unidades de Conservação e visitantes.

O Plantio de Árvores é mais uma das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas nos Núcleos do PESM, que buscam conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância da preservação ambiental. O Parque Estadual da Serra do Mar, em seus diversos núcleos, recebe diariamente, grupos escolares e visitantes, vindos dos mais diversos lugares, para conhecer o bioma Mata Atlântica, que é um dos mais ameaçados do Brasil. O Parque Estadual da Serra do Mar é a maior Unidade de Conservação que protege os últimos remanescentes desse bioma.

PESM – Núcleo São Sebastião
Em São Sebastião, o evento acontece em parceria com a Escola Municipal de Barra do Una, que realizará o plantio de árvores nativas no bairro de mesmo nome. As árvores serão plantadas em terrenos onde haja possibilidade de serem cuidadas, para que não sejam alvo de vandalismo. Para isso, estão sendo identificadas áreas que sejam de propriedade das famílias dos alunos e também dentro da própria escola.

PESM – Núcleo Caraguá
Já no PESM – Núcleo Caraguá, o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica acontece entre os dias 21 e 30 de setembro. As mudas, doadas pelo viveiro Agro Puro, serão plantadas em volta do Centro de Visitantes da Unidade de Conservação. A ação envolverá professores e alunos de 12 escolas que estão agendadas para visitar o Núcleo por meio do projeto do Governo do Estado “Lugares de Aprender” e também, escolas locais. Para participar, basta comparecer à sede nos dias programados, das 9h às 16h, menos às segundas-feiras, quando o núcleo é fechado para manutenção.

Recuperação florestal da Serra do Mar
No Dia da Árvore, o estado de São Paulo inicia o reflorestamento dos bairros Cota, em Cubatão. O evento acontece no Bairro Cota 400, em Cubatão, às 10h. Na ocasião, estarão presentes: o governador Geraldo Alckmin, os secretários Bruno Covas, do Meio Ambiente, Silvio Torres, da Habitação, o coordenador do programa, Fernando Chucre e o diretor executivo da Fundação Florestal, Olavo Francisco Reino. Juntamente com crianças do bairro Cota 95, os representantes do Governo do Estado plantarão as primeiras 150 mudas das mais de um milhão de espécies nativas que serão plantadas em 1.270 hectares que serão recuperados/enriquecidos até 2014.

A transferência das primeiras famílias que viviam nas áreas de risco dos bairros cotas para novas moradias permitiu ao Governo de São Paulo dar início à nova fase do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. O programa é uma parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento – “BID” com o Governo de São Paulo, com investimento de R$ 1.071 bilhão para a construção de novas moradias, reurbanização de bairros, recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica e fortalecimento da gestão de parques estaduais, estações ecológicas e APAs Marinhas.Fonte: http://www.blogambiente.sp.gov.br/


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br