Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de setembro de 2012

OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL AO RIO URUGUAI NO RS


Operação Rio Uruguai- Barragens da Foz do 
Chapecó e Itá
Foto: Divulgação
Operação Rio Uruguai- Barragens da Foz do Chapecó e Itá
O Comando do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) – através do 2º GABM de Nonoai, desencadeou de 21 a 22.09.2012, a Operação de Proteção Ambiental Rio Uruguai, que teve como objetivo fiscalizar toda a extensão daquele importante rio desde a Barragem da Foz do Chapecó Município de Nonoai, RS, até a Barragem de Itá no Município de Aratiba, RS.

Durante os dois dias de Operação foram utilizados 07 Patrulheiros Ambientais, 02 embarcações (uma lancha e um barco de alumínio) e 02 viaturas de patrulhamento e apoio terrestre. Foram abordadas 08 pessoas, apreendidos 1.500 metros de redes de pesca sem identificação e 02 molinetes.

Segundo o Capitão Paulo César de Carvalho Comandante da 1ª Companhia Ambiental do 3º BABM, e que pessoalmente coordenou a Operação, tal ação visa coibir a prática da pesca predatória nos reservatórios e permitir que peixes sejam protegidos durante a piracema que entrará em vigor no próximo mês.

Operações de Proteção Ambiental continuarão sendo desenvolvidas no Rio Uruguai e seus afluentes (rios que deságuam no Rio Uruguai).

O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar orienta:
Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente é CRIME AMBIENTAL sob pena de detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Incorre nas mesmas penas quem:
- Pesca espécies que devam ser preservadas ou espécimes com tamanhos inferiores aos permitidos;
- Pesca quantidades superiores às permitidas, ou mediante a utilização de aparelhos, petrechos, técnicas e métodos não permitidos;
- Transporta, comercializa, beneficia ou industrializa espécimes provenientes da coleta, apanha e pesca proibidas.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Represento no Brasil a GIMAT, empresa alemã especializada em equipamentos de monitoramentos online. Nossos equipamentos são perfeitos para pesquisadores. Analisadores de: Amônia, Cloro, DQO, DQO, Cor, Oxigênio Dissolvido, Nitrato, pH, POR, Fosfato, Fósforo, Oxigênio, Nitrogênio, Temperatura, Toxicidade, Turbidez, Sólidos Suspensos... entre outros. Todas análises realizadas em real time, sem a necessidade de coletar amostras, muito menos de enviá-las a um laboratório. Coloque o sensor em contato com a região de interesse, ETE, ETA, Lagoas, Rios, Mares e obtenha resultados instantaneamente.
    comercial@jockteck.com.br

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br