Um convite à reflexão “Para onde vai a água que usamos?”
As ações da XIX Semana Interamericana da Água e XII Semana Estadual da Água em todo o Rio Grande do Sul serão desencadeadas a partir deste sábado (29), com a cerimônia de abertura, em Santo Antônio da Patrulha. Integrando as atividades de abertura da Semana, haverá apresentação – no Espaço Cultural Qorpo Santo – do Projeto de Monitoramento do Banhado do Chicolumã e exposição de dados da Corsan sobre o abastecimento de água em Santo Antônio da Patrulha.
A Semana da Água é promovida todos os anos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) em parceria com órgãos governamentais e entidades privadas. Ela é reconhecida como um dos maiores eventos do setor nas Américas com foco nos cuidados que devemos ter com a água no ambiente. Atualmente, as mais de 1.800 atividades da Semana envolvem cerca de 1,5 milhão de gaúchos dos mais diversos segmentos da sociedade com o apoio de mais de 800 entidades públicas e particulares.
Em 2012, a temática da Semana da Água – “Para onde vai a água que usamos?” – dá sequência ao questionamento realizado pela temática do ano passado – “De onde vem a água que usamos?”. O objetivo é deixar claro que a água que se utiliza retorna para o ambiente, gerando, muitas vezes, impactos negativos. E demonstrar que – além da implantação das políticas públicas que tratam da gestão de recursos hídricos – é fundamental que cada cidadão incorpore ao seu cotidiano o dever de reduzir esses impactos.
 Durante a apresentação dos objetivos da Semana da Água, no lançamento da programação oficial, dia 18, na sede da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, a presidente da Abes-RS, engenheira Nanci Begnini Giugno, destacou a abrangência das ações desenvolvidas e os resultados obtidos durante os 19 anos em que a Semana vem sendo realizada no Rio Grande do Sul. “Ao longo desse tempo, aprendemos muito, pela proximidade com a população, e a cada ano se agregam novos parceiros. Além disso, evoluiu bastante o instrumental existente em termos de políticas públicas, legislação, recursos financeiros e abertura para o controle social”, afirmou Nanci.
A coordenadora da Semana da Água, jornalista Maria de Lourdes Wolff, destacou o fato de que a campanha que vem sendo desenvolvida a cada ano já mobiliza cerca de 1.800 atividades e conseguiu atingir todas as prefeituras municipais do Rio Grande do Sul. “Estamos fazendo um trabalho junto a essas prefeituras, incentivando a criação das semanas municipais da água. E o cartaz que distribuímos às escolas contém no verso material didático que pode ser usado pelos professores durante todo o ano.”
A XIX Semana Interamericana e XII Semana Estadual da Água prosseguirá até 6 de outubro, Dia Interamericano da Água, mas o encerramento oficial está previsto para o dia 4 de outubro, na cidade de Guaíba, com um abraço simbólico ao Lago Guaíba.
Programação no site  http://www.abes-rs.org.br/  e  no  Portal de Notícias  http://portal.abes-rs.org.br/  
Assessoria de Imprensa da Abes-RS
Contato:  (51)3212-1375 ou  (51)9971-4987