Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de outubro de 2012

COMPLETA UMA SEMANA A INVASÃO DO CANTEIRO DE OBRAS DE BELO MONTE, NO RIO XINGU




Com impasse e obra parada, invasão 


de Belo Monte completa uma semana

TNOnline - Folha Press
Por Aguirre Talento 
BELÉM, PA, 15 de outubro (Folhapress) - A invasão de um dos canteiros de obras da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), completou uma semana hoje, sem perspectiva de desocupação da área. 
Parte da obra está parada e não existe água potável para o grupo de manifestantes, formado por índios, pescadores e ambientalistas. 
O caso está sendo discutido na Justiça Federal, que até agora resiste a dar uma decisão para a expulsão dos manifestantes e tenta mediar uma solução pacífica. 
Segundo o Movimento Xingu Vivo, já são 200 pessoas ocupando o sítio Pimental, um dos cinco canteiros de obras. Por causa da ocupação, as obras em Pimental foram suspensas. Não há estimativa de prejuízo financeiro provocado pela suspensão. 
Os invasores reclamam do fechamento do rio Xingu, prestes a ser concluído. Queixam-se também do descumprimento de contrapartidas.
A Justiça determinou no sábado que a Norte Energia, empresa responsável por Belo Monte, fornecesse água potável aos invasores, o que eles afirmam que não ocorreu. 
Por enquanto, eles estão bebendo água do rio Xingu.
Uma audiência de conciliação marcada pela Justiça ocorreria ontem, mas foi suspensa porque os invasores não saíram do canteiro, pré-requisito estabelecido.
Eles, porém, dizem que não saíram porque a Norte Energia não quis hospedá-los nos alojamentos da obra, como eles haviam solicitado. 
Após o impasse, o provável é que uma nova audiência seja marcada pela Justiça, ainda sem data definida.
A invasão pode atrasar o cronograma da obra, porque está impedindo o término da barragem provisória que vai fechar o rio Xingu.
Belo Monte tem conclusão prevista para 2019 e deve ser a terceira maior hidrelétrica do mundo.
 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br