Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de outubro de 2012

ECONOMISTA AMBIENTAL PROFª AMYRA EL KHALILI NO 32º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG "A ECONOMIA VERDE"



2200- Agenda Pós RIO+20
Aliança RECOs
Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras


Prezada Amyra El Khalili,
É com grande satisfação que transmito o convite do jornalista Luís Nassif para que participe do primeiro painel do 32º Fórum de Debates Brasilianas.Org  cujo tema é “A Economia Verde" a ser realizado no dia 29 de Outubro, de 2012, em São Paulo.
O 32º Fórum de Debates Brasilianas.org terá a participação de importantes especialistas sobre o tema para debater questões como: conciliar desenvolvimento com preservação; o tripe da sustentabilidade e subsídios e leis para o desenvolvimento da sustentabilidade na economia.
Lembrando que a Agência Dinheiro Vivo possui mais de seis anos de experiência na organização de Fóruns de Debate e se consolidou no meio político, acadêmico e empresarial como um importante veículo de informação estruturada.

Todos os pontos abordados e as conclusões serão colocados no site www.brasilianas.org para que o debate continue permanentemente na Internet.
  
ECONOMIA VERDE – DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE EM DEBATE

A análise do uso dos recursos naturais frente à necessidade de desenvolvimento

A crise ambiental está atrelada à crise financeira que poderá ser maior no futuro pela escassez de recursos naturais importantes. Independente das questões que envolvem o aquecimento global, a discussão a respeito da sustentabilidade abarca a racionalidade futura de recursos e serviços ambientais, importantes para a estabilidade das relações humanas, como o ar puro, água potável, reservas de minerais e material biológico. Para abordar esses temas, profissionais ligados ao meio ambiente, economia, acadêmicos, Governo e organizações se reúnem no próximo dia 29 de outubro no 32º Fórum Brasilianas - A Economia Verde. 

O evento será dividido em três blocos mais a abertura de Sérgio Margulis, assessor especial do Ministério do Meio Ambiente, abordará a dificuldade de conciliar desenvolvimento e preservação través das políticas públicas do estado brasileiro para o tema.  No primeiro bloco, Amyra El Khalili, economista e fundadora da Aliança RECOs - Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras, fará uma análise crítica da economia verde. "O apelo para conter o aquecimento global é legítimo. Porém, o modus operandi a que se pretende alcançar esses objetivos são questionáveis até para os mais monetaristas dos cientistas econômicos", ressalta. Para Khalili é preciso impedir que o movimento especulativo das bolsas de valores transformem riquezas necessárias para o bem de toda a humanidade em simples moedas de troca. 

Na segunda parte, Mariana Meirelles, vice-presidente do CEBDS, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável dividirá a mesa com Rodrigo C. A. Lima, gerente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE). Os dois irão tratar do tripé da sustentabilidade, formada por economia, sociedade e meio-ambiente. Por fim, no último bloco, Marcio Macedo, chefe do departamento da Área de Meio Ambiente do BNDES, Cleuler Barbosa das Neves, professor de Direito na Universidade Federal de Goiás, e José Gustavo de Oliveira Franco, advogado especialista em direito ambiental, discutirão os subsídios e leis para o desenvolvimento da sustentabilidade na economia entram em discussão. 

O jornalista Luis Nassif, fundador do Projeto Brasilianas.org, fará a mediação do Fórum. O evento tem início às 9 horas e acontece no Hotel Blue Tree, na Rua Peixoto Gomide, 707, região da Avenida Paulista em São Paulo. Informações e inscrições podem ser feitas pelo 0800 16 9966, pelos ramais 23 e 24, ou pelo e-mail eventos@advivo.com.br. O investimento é de R$ 250, estudantes, professores e membros do Blog estão isentos. Credenciamento para imprensa entrar em contato com WR Press (11) 3672-4333 ou pelo e-mail imprensa@wrpress.com.br.

Sobre o Projeto Brasilianas.org
O Projeto Brasilianas.org Criado pelo jornalista Luís Nassif com o objetivo de contribuir com discussões das políticas públicas brasileiras, trazendo a proposta de um jornalismo colaborativo. O trabalho é um aglutinador das principais discussões públicas em pauta no país, pensando no desenvolvimento nacional e no papel de cada agente social nesse processo.

Serviço:
32º Fórum Brasilianas – A Economia Verde
Data: 29 de outubro de 2012
Local: Hotel Blue Tree, na Rua Peixoto Gomide, 707 – São Paulo/SP
Horário: 8h30 às 15 horas
Inscrições público: 0800 16 99 66, ramais 23 e 24, e-mail eventos@advivo.com.br
Credenciamento imprensa: (11) 3672-4333, e-mail imprensa@wrpress.com.br

Divulgação:
(11) 3672-4333
Jornalista Responsável: Wal Ruiz - Mtb. 23.962
Christina Souza – christina.souza@wrpress.com.br
Rafael Santiago – rafael.santiago@wrpress.com.br 
Maria Clara Ramos – mia.ramos@wrpress.com.br
Outubro / 2012

-- 
Lilian Milena
Brasilianas.org/ Agência Dinheiro Vivo
www.luisnassif.com.br
www.brasilianasorg.com.br
Tel.(11) 3667-2818, r. 12
Cel.(11) 8855-9894

A Economia Verde
Data: 29 de Outubro
Blue Tree Paulista

Rua Peixoto Gomide, 707 – Jardim Paulista
São Paulo
08h30 - 09h00 - Welcome Coffee e Credenciamento
09h00 - 09h20 - Apresentação - Luís Nassif - Diretor Presidente da Agência Dinheiro Vivo
09h20 - 10h20 - Abertura - Sérgio Margulis, Assessor Especial do Ministério do Meio Ambiente
10h20 - 10h50 - 1º Painel: Uma análise crítica da economia verdeAmyra El Khalili, economista que iniciou sua carreira no mercado financeiro ocupando cargos relevantes em corretoras e bancos de investimento fará uma crítica contundente ao termo Economia Verde. Em 1996, Khalili deixou o mercado para se dedicar exclusivamente ao Projeto BECE (sigla em inglês) - Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais. Hoje colabora na operacionalização de projetos auto-sustentáveis de médio e longo prazo. Entretanto defende que os termos preservação e conservação ambiental não sejam utilizados como novos conceitos de atividade econômica no plano da financeirização e mercantilização dos bens comuns em Bolsas de Valores.
§  Amyra El Khalili, Economista e fundadora da Aliança RECOs - Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras
10h50 - 11h10 – Debate e Perguntas
11h10 - 12h10 - 2º painel: O tripe da sustentabilidade, um nicho promissorSegundo dados da PNUD/ONU, a demanda por recursos ambientais dobrou nos últimos 40 anos, com isso a humanidade passou a consumir 30% a mais do que o planeta pode oferecer. Em resumo, a população humana está longe de ser sustentável, termo que remete a produções em harmonia com o tripé econômico, social e ambiental. Desde a Rio 92, países se comprometeram com o enquadramento ao tema. De lá para cá nichos promissores de negócios se desenvolveram a exemplo do setor de energias renováveis, que emprega atualmente 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo contra 2 milhões no setor de petróleo e gás. Nesse painel vamos discutir os possíveis avanços da economia verde.
§  Mariana Meirelles, Vice-Presidente do CEBDS-Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável
§  
Rodrigo C. A. Lima, Gerente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE) e pesquisador da RedeAgro
12h10 - 12h30 – Debate e Perguntas 
12h30 - 14h00 - 3º painel: Subsídios e leis para o desenvolvimento da sustentabilidade na economia
Quais são as políticas e subsídios financeiros existentes hoje no Brasil para produções sustentáveis em todos os nichos de mercado? O objetivo nesse painel é abordar alguns desses mecanismos, bem como a importância da inovação para melhorar os gastos com recursos naturais e tratamento de passivos poluentes.
§  José Gustavo de Oliveira Franco, Advogado Especialista em Direito Ambiental 
§  
Cleuler Barbosa das Neves, Professor de Direito na Universidade Federal de Goiás
§  
Marcio Macedo, Chefe de Departamento da Área de Meio Ambiente do BNDES
14h00 - 14h20 – Debate e Perguntas 
14h20 - Coffe de Encerramento


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br