Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de outubro de 2012

O "DIA DO MAR - 12 DE OUTUBRO" - SOSRIOSBR CELEBRA A DATA E FALA SOBRE OS MARES


Hoje, 12 de outubro é comemorado o "DIA DO MAR" e o SOSRiosBR, que é definido também como "blog dos defensores das praias e Oceano do Brasil" tem procurado em suas postagens chamar a atenção para nossa responsabilidade de defender as nossas importantes águas oceânicas, no nosso caso, o extenso litoral banhado pelo Oceano Atlântico, desde o cabo Orange até o arroio Chuí, numa extensão de 7.408 km, que aumenta para 9.198 km se consideramos as saliências e as reentrâncias do litoral, ao longo do litoral se alternam praiasfalésiasdunasmanguesrecifesbaíasrestingas e outras formações menores.


Fonte inesgotável de beleza e energia, o Mar já não é mais o mesmo. Atualmente, O maior depósito de lixo do mundo não se localiza em terra firme. Está no Oceano Pacífico, numa imensa região do mar que começa a cerca de 950 quilômetros da costa californiana e chega ao litoral havaiano. Levadas pela corrente marítima, toneladas e toneladas de sujeira, produzidas pelo homem, se acumulam num lugar que já foi um paraíso, atingindo uma área correspondente as áreas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.
O mar representa uma importante fonte de alimento, emprego, energia e divisas para as nações com aberturas na costa marítima. Sendo assim, asquestões relacionadas aos oceanos assumem importância fundamental para o povo brasileiro. 
Nos vários ambientes da costa brasileira povoa uma grande diversidade de organismos marinhos representando importantes recursos econômicos e naturais. Muitos destes recursos são ainda desconhecidos e podem representar reservas econômicas de grande importância na economia futura do Brasil.
Estrategicamente, o mar brasileiro é uma opção de desenvolvimento sócio-econômico para o País nos próximos anos. Por esta razão, os Ministérios da Ciência e tecnologia, do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, da Marinha e da Agricultura e Abastecimento desenvolveram planos setoriais específicos para os assuntos do mar brasileiro.
Hoje, 12 de outubro, Dia do Mar, dia também de reflexão e, principalmente, de mudança de comportamento. Afinal, em que estamos contribuindo para o agravamento dessa situação? E mais importante, o que temos feito para mudar esse cenário?

O Direito do Mar

O mar é fundamental para o desenvolvimento e a sobrevivência das nações.
Desde épocas mais remotas, mares e oceanos são usados como via de transporte e como fonte de recursos biológicos. O desenvolvimento da tecnologia marinha permitiu a descoberta nas águas, no solo e no subsolo marinhos de recursos naturais de importância capital para a humanidade. A descoberta de tais recursos fez aumentar a necessidade de delimitar os espaços marítimos em relação aos quais os Estados costeiros exercem soberania e jurisdição.
Assim é que, na década de 50, as Nações Unidas começaram a discutir a elaboração do que viria a ser, anos mais tarde, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM). O Brasil participou ativamente das discussões sobre o tema, por meio de delegações formadas, basicamente, por oficiais da Marinha do Brasil e por diplomatas brasileiros.
A CNUDM está em vigor desde novembro de 1994 e constitui-se, segundo analistas internacionais, no maior empreendimento normativo no âmbito das Nações Unidas, legislando sobre todos os espaços marítimos e oceânicos, com o correspondente estabelecimento de direitos e deveres dos Estados que têm o mar como fronteira. Atualmente, a Convenção é ratificada por 156 países, dentre os quais o Brasil.
O Mar Territorial, somado à ZEE, constituem-se nas Águas Jurisdicionais Brasileiras Marinhas.
Trata-se de uma imensa região, com cerca de 3,5 milhões de km² , Após serem aceitas as recomendações da CLPC, os espaços marítimos brasileiros poderão atingir cerca de 4,5 milhões de km 2 , equivalentes a mais de 50% da extensão territorial do Brasil.
Por seus incomensuráveis recursos naturais e grandes dimensões, essa área é chamada de Amazônia Azul . (Fonte: Amazônia Azul)



Mar e Mares...

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
mar é uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano. O termo também é usado para grandes lagos 
salinos que não tem saída natural, como o mar Cáspio, o mar Morto, o mar de Aral e outros. O termo é usado num sentido 
menos geográfico para designar uma parte do oceano, como mar tropical ou água do mar se referindo às águas oceânicas.
água do mar é transparente. Mas, quando se observa, ele parece azul, verde ou até cinzento. O reflexo do céu não torna o 
mar azul , o que torna o mar azul é o fato de que a luz azul não é absorvida ,ao contrario do
amarelo e do vermelho. Também depende da cor da terra ou das algas transportadas pelas suas águas.
A partir de uma certa profundidade, as cores começam a sumir do fundo do mar. A primeira cor a desaparecer
é a vermelha, aos seis metros; depois, aos quinze, some a amarela, até chegar a um ponto em que só se verá a cor azul.
Durante milhões de anos, a chuva formou cursos de água que iam dissolvendo lentamente rochas de todos os períodos
geológicos, nas quais o sal comum é encontrado em abundância (esse sal se soltava das rochas). Esses cursos de água
desembocavam no mar. Como todos os rios correm para o mar, ele ficou com quase todo o sal.
Muitos mares são mares marginais.
Durante a Idade Média e até à descoberta do novo mundo os famosos "sete Mares" eram: mar Glacial (Ártico), Mar da França,
Mar da Espanha, Mar Oceânico, Mar das Antilhas, Mar Austral (oceano Atlântico) e o mar das Índias.
Mas o conceito de sete mares, ainda que desenvolvido na Grécia e em Roma, tem raízes mais antigas. A primeira referência
histórica dos Sete Mares remonta 2.300 a.C., encontrada em uma gravura suméria. Essa divisão do mundo em sete mares,
quatro continentes e quatro rios, é mais filosófica que realmente cartográfica. 
Atualmente são considerados como os
Sete Mares do mundo os oceanos:
  • Pacífico Norte
  • Pacífico Sul
  • Atlântico Norte
  • Atlântico Sul
  • Índico
  • Ártico
  • Antártico

Lista de mares, divididos por oceano

[editar]Oceano Pacífico

[editar]Oceano Atlântico

[editar]Oceano Índico

[editar]Oceano Ártico

Fonte: Wikipédia

VEJA O QUE JÁ PUBLICAMOS SOBRE A DATA:



CANTINHO LITERÁRIO - "DIA DO MAR" - 12 DE OUTUBRO (VII)






Vários artigos sobre os mares e oceanos: 

Zona de Arrebentação

http://zonadearrebentacao.com.br/2011/noticias/

Instituto Sea Shepherd Brasil – Guardiões do Mar
http://seashepherd.org.br/quem-somos/

Global Garbage - Não ao lixo marinho
http://www.globalgarbage.org/praia/2012/09/24/nao-ao-lixo-marinho/

Instituto RUMO AO MAR – RUMAR
http://www.rumar.org.br/

Amazônia Azul - Marinha do Brasil
http://mar.mil.br/menu_v/amazonia_azul/amazonia_azul.htm


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br