Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de outubro de 2012

RIOS E RIBEIRÕES DE BLUMENAU (SC) ESTÃO SENDO MONITORADOS PARA ANALISAR A QUALIDADE DA ÁGUA



SENAI ajuda a monitorar qualidade de rios de Blumenau







Laboratório realiza a análise dos índices de qualidade dos rios da região (foto: Edson Junkes/ Arquivo SENAI)








BLUMENAU DEU UM BELO EXEMPLO TIRANDO OS ESGOTOS DE SEUS RIOS E CÓRREGOS. PARABÉNS!

11/10/2012 
SENAI ajuda a monitorar qualidade de rios de Blumenau (SC) 


A evolução da qualidade das águas dos ribeirões da região de Blumenau está sendo monitorada a partir de uma parceria entra a empresa Foz do Brasil e o SENAI de Santa Catarina, entidade que integra o Sistema FIESC. Já são 18 pontos de monitoramento, três deles tendo sua primeira medição nos meses de julho, agosto e setembro, que servem para analisar a melhoria da qualidade da água com a implantação do sistema de esgoto em Blumenau.

As coletas são realizadas a cada três meses e, a partir das amostras de água, profissionais do Laboratório de Águas e Efluentes do SENAI em Blumenau analisam nove parâmetros, que incluem turbidez, coliformes fecais e a demanda bioquímica de oxigênio (DBO). Esses parâmetros são utilizados por um sistema de informação desenvolvido pelo SENAI/SC em parceria com a Foz do Brasil que realiza os cálculos do Índice Qualidade das Águas, que indica em cores o estado atual dos rios. O sistema fornece ainda relatórios, históricos e comparações entre os ribeirões, em linguagem acessível.

Segundo o diretor de operações da Foz do Brasil, Antônio Carlos Brandão de Alencar, esse trabalho em conjunto é importante para melhorar a qualidade de vida dos blumenauenses. "Com o aumento da cobertura da rede de esgoto, vamos verificar melhorias em vários aspectos importantes da vida na cidade, entre eles a qualidade da água. Esse é mais um dos passos para melhorar o saneamento básico como um todo", destaca.

Sobre o SENAI Santa Catarina
Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade à distância. 

Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Mais informações sobre o SENAI no site www.sc.senai.br e pelo fone 0800 48 1212.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC, por Diogo Honorato


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br