Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de novembro de 2012

DIA DA CONSCIENCIA NEGRA - QUILOMBOLAS DO MÉDIO S. FRANCISCO DENUNCIAM CONTAMINAÇÃO DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO


Comunidade quilombola do Médio São Francisco denuncia mortandade de peixes


Integrantes da Associação Quilombola Lagoa das Piranhas denunciaram nesta segunda-feira (5.11) a morte de milhares de peixes na Lagoa das Piranhas, na zona rural do município de Bom Jesus da Lapa (BA), no Médio São Francisco. O acidente afeta a comunidade quilombola homônima, constituída de aproximadamente 700 pessoas, que utiliza a lagoa para o abastecimento hídrico e alimentar.
Conforme Cláudio Pereira, a suspeita é de que a mortandade tenha como causa a contaminação das águas da lagoa pelos dejetos do projeto de irrigação Formoso, onde se desenvolve o cultivo de banana:
“O projeto utiliza agrotóxicos e sempre drenou águas com resíduos para o Riacho das Cacimbas, que por sua vez desagua na Lagoa das Piranhas. Isso nunca aconteceu antes. Estamos supondo que aumentou a concentração de produtos tóxicos na água”, declarou Cláudio, que é também coordenador da Câmara Consultiva Regional - CCR do Médio São Francisco, instância representativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF.
A morte dos peixes teve início na semana passada, e hoje assumiu uma grave proporção, contou ele, devido ao volume acumulado de peixes mortos e à paralisação das atividades da comunidade quilombola, que está assustada com a situação. Alguns moradores, inclusive, informou, estão acometidos de diarreia.
A lagoa é uma das maiores da região, medindo de ponta a ponta, conforme o líder comunitário, cerca de 10 quilômetros, com quatro metros de profundidade. A associação representativa da comunidade quilombola encaminhou, nesta segunda-feira, denúncia formal ao Ministério Público, Codevasf e Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia - Inema, para a adoção de providências imediatas.
por Assessoria CBHSF

DIA DE CELEBRAR ZUMBI E A CONSCIÊNCIA NEGRA

Há exatamente uma década o dia 20 de novembro passou a ser oficialmente feriado no estado do Rio de Janeiro, após assinatura da Lei nº 4007/2002 pela então governadora Benedita da Silva. A celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, no entanto, acontece desde a década de 1960 e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Foi num 20 de novembro, em 1695, que Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, foi morto após quase dois anos detido pelas forças portuguesas.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br