Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de novembro de 2012

JOGOS INCENTIVAM MANTER AS PRAIAS LIMPAS E OS RIOS LIVRES DE LIXO E POLUIÇÃO


ESPECIAL PARA AS COLEGAS EDUCADORAS:

Brincando com consciência

O primeiro é o jogo Lixo na Praia que fomenta a importância de manter as praias limpas, assim como o impacto do variados tipos de lixo neste ecossistema. O segundo é o WaterGrip que enfatiza a poluição dos rios e a reciclagem dos materiais descartáveis. Já o terceiro trabalha exclusivamente com a reciclagem dos resíduos.

Brincando com consciência: jogos interativos que educam e promovem a consciência ambiental infantil


Por Caroline Schio

Brincar não é apenas sinônimo de descontração, é também uma grande ferramenta de educação! Além de ser prazerosa e estimulante, a brincadeira ajuda a fixar determinados temas e incita o senso crítico e as habilidades da criança através do desafio e do uso dos seus sentidos.

Com a evolução da tecnologia, muitas brincadeiras infantis se restringiram a jogos eletrônicos. Cada vez mais a criança passa a maior parte do seu tempo diante de uma tela, seja ela de computador, de celular ou de videogames. Mas nem tudo o que está disponível a nível eletrônico se resume a jogos de batalhas e competições variadas. A demanda por desenvolver a mente crítica das crianças em relação à problemática ambiental atual já se materializou em uma série de jogos interativos infantis.

A empresa de materiais escolares Faber-Castell, além de criar o Instituto Ecomunidade responsável por projetos socioambientais, também desenvolveu uma série de jogos relacionados com o meio ambiente. Apenas com o tema lixo, existem 3 jogos disponíveis no link Clubinho Faber-Castell no site da empresa. 

O primeiro é o jogo Lixo na Praia que fomenta a importância de manter as praias limpas, assim como o impacto do variados tipos de lixo neste ecossistema. O segundo é o WaterGripque enfatiza a poluição dos rios e a reciclagem dos materiais descartáveis. Já o terceiro trabalha exclusivamente com a reciclagem dos resíduos.

Promover a consciência ambiental frente à poluição resultante do descarte inadequado do lixo do meio ambiente, constitui uma das principais metas do documento a Honolulu Strategy. Este, representa um esforço e compromisso global entre representantes de instituições de diversas esferas, governamentais e não governamentais, a nível internacional, regional e local, para prevenir e reduzir o impacto do lixo no ambiente marinho. 

O documento aponta os principais impactos do lixo marinho para o ecossistema e para espécies marinhas, assim como para a saúde dos seres humanos e para as diversas atividades econômicas que usam direta ou indiretamente o ambiente marinho (pesca, transporte de mercadorias, esportes aquáticos, etc.).

A educação infantil é a base que estimula a formação do senso crítico do ser humano. Aliar a brincadeira com o aprendizado sobre a realidade do entorno que a criança vive, ajudará a formar cidadãos engajados com as diversas causas que o rodeiam, sejam elas de caráter ambiental, social, político ou econômico. 

Compromisso e responsabilidade socioambiental talvez sejam as principais carências do cidadão de hoje, que dificultam a reversão dos quadros atuais de degradação do planeta.
Caroline Schio é oceanógrafa, coordenadora do Programa Mirim de Monitoramento da Zona Costeira de Garopaba-SC da ONG AMA (Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente).


FONTE: Posted by Fabiano Prado Barretto

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br