Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de novembro de 2012

PLÁSTICOS QUE POLUEM OS CURSOS D' ÁGUA SE TRANSFORMAM EM TELHAS PLÁSTICAS ECONÔMICAS


telhas plásticas feitas de resíduos coletados em aterro e nas ruas

Empresa acreana produz telhas plásticas feitas de resíduos coletados em aterro e nas ruas de Rio Branco

Publicado em novembro 26, 2012 por 
“O descarte de plástico em igarapés é lamentável. Precisamos acelerar as soluções que existem para reduzir o impacto dos resíduos sólidos na natureza e reaproveitá-los para fabricar novos produtos”, enfatiza Camila Consolo da Plasacre

Produtos, certificados pelo Inmetro, FGalcon Bower e IPT, foram apresentados no Amazontech 2012, em Macapá, Amapá
O plástico, quem diria, está deixando de ser vilão ambiental e se tornando alternativa para projetos de construção sustentável. Telhas plásticas feitas de polipropileno puro, proveniente de materiais 100% recicláveis, garantem alta resistência, leveza e longa durabilidade a casas e edificações em geral. Essas são as características dos produtos da Plasacre, empresa de Rio Branco (AC), participante do Amazontech 2012 em Macapá.
“O projeto de nossa telha plástica foi desenvolvido pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) de São Paulo e é certificado pelo Inmetro, Falcon Bower e pelo IPT”, informa Camila Consolo, gestora ambiental da Plasacre. A telha de plástico reciclado da marca acreana é produzida no estilo romano e em sete cores: azul, vermelho, branco, amarelo, cinza, verde e translúcida. Um telhado feito com o produto inovador da Plasacre fica até 40% mais barato do que um com telhas tradicionais, segundo material promocional da empresa.
A Plasacre está no mercado há três anos. O empreendimento adquire resíduos de plástico de cooperativa de catadores de Rio Branco e remunera os cooperados com cerca de um salário mínimo/ mês. Eles coletam o material na unidade de tratamento de resíduos sólidos do aterro sanitário da capital acreana e das ruas da cidade.
A equipe da Plasacre, composta por 57 colaboradores, faz a triagem do material, separando apenas os resíduos de polipropileno.Todo o processo de transformação do material até as telhas plásticas é realizado na própria empresa, que conta com equipamentos importados e nacionais para executá-lo.
Além das telhas plásticas recicladas, a Plasacre produz mangueira para irrigação, conduite corrugado, caixa multiuso e mourão, do mesmo material. Tijolo ecológico, feito de sacola plástica, indicado para apenas para piso, será o próximo produto da marca. No momento, esse projeto se encontra em fase de teste, mas já foi patenteado.
Amazontech
“Estamos participando do Amazontech pela primeira vez. Está sendo uma boa oportunidade para divulgar nossos produtos na região norte”, afirma Camila. A Plasacre está despertando curiosidade do público do evento. Ela participou de dois encontros promissores na rodada de negócios. Duas videoconferências foram agendadas com empresas de Macapá do setor alimentício.
Artefatos plásticos para construção civil ainda são desconhecidos na região amazônica e, por este motivo, despertam desconfiança, segundo a gestora ambiental. “Há preconceito. As pessoas questionam cheiro, qualidade, higienização”, esclarece. Apesar da estranheza que as telhas plásticas despertam, testes e estudos comprovam que elas são mais resistentes e duráveis do que as tradicionais, argumenta.
Aos poucos esses produtos vão conquistar o mercado, não há como escapar disso, prevê Camila. Só precisa andar mais rápido, especialmente na Amazônia, diz ela. “O descarte de plástico em igarapés é lamentável. Precisamos acelerar as soluções que existem para reduzir o impacto dos resíduos sólidos na natureza e reaproveitá-los para fabricar novos produtos”, enfatiza Camila. (www.plasacre.com.br)
Colaboração de Vanessa Brito, do Centro Sebrae de Sustentabilidade, para o EcoDebate, 26/11/2012
SAIBA MAIS:
Polipropileno (PP) ou polipropeno é um polímero ou plástico, derivado do propeno ou propileno e reciclável.
O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico. Possui propriedades muito semelhantes às do polietileno(PE), mas com ponto de amolecimento mais elevado.

Aplicações do Polipropileno :
  • Brinquedos;
  • Bumerangues;
  • Copos Plásticos;
  • Recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos;
  • Carcaças para eletrodomésticos;
  • Fibras;
  • Sacarias (ráfia);
  • Filmes orientados;
  • Tubos para cargas de canetas esferográficas;
  • Carpetes;
  • Seringas de injeção;
  • Material hospitalar esterilizável;
  • Como Invólucro para materiais altoclavaveis;
  • Autopeças (pára-choques, pedais, carcaças de baterias,interior de estofos, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peças diversas no habitáculo).
  • Peças para máquinas de lavar.
  • Material aquático (pranchas de bodyboard).
  • Cabos para ferramentas manuais. (Fonte: http://reciclabrasil.net/pp.html)
Estes objetos acima, são coletados nos lixões e no descarte das empresas e transformados em telhas plásticas pela Plasacre, cujos telhados ficam cerca de 40% mais barato do que um com telhas tradicionais. Toneladas e toneladas de plásticos que poluem nossas cidades podem ter um ótimo destino. 

Parabéns ao IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) da USP, São Paulo que desenvolveu a telha plástica e a empresa acreana PLASACRE que fabrica as referidas telhas.

Veja mais:

Pesquisas Prof. Jarmuth Andrade

VEJA MAIS:

Telhado à base de PET


As famigeradas garrafas PET costumam permanecer centenas de anos na natureza após o descarte. Isso significa, entre muitos outros impactos ambientais, a redução na vida útil de aterros sanitários e a contaminação de lençóis freáticos, rios e redes de esgoto



O que pouca gente sabe é que há soluções para reintegrar a matéria-prima à linha de produção, algo capaz de reduzir o desmatamento e a emissão de gases do efeito estufa. Uma delas foi desenvolvida há menos de dois anos pela Telhas Leve, empresa com sede em Manaus (AM) e responsável por uma rede de revendedores em todo o país. São telhados feitos a partir das garrafas de água mineral e refrigerante. SAIBA MAIS

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br