Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de novembro de 2012

PROJETO RIOS VIVOS DA UNESP EM DESTAQUE NAS CELEBRAÇÕES DA "SEMANA DO RIO SOSRIOSBR 2012"



    TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELOS RIOS DE NOSSA TERRA...SE NÃO PROTEGERMOS E PRESERVARMOS NOSSOS CURSOS D' ÁGUA DE SUPERFÍCIE E SUBTERRÂNEOS, CORREMOS O RISCO DE DESTRUIR NOSSAS FONTES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL! SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS!!! - DIA DO RIO 2012 - DIA 24 DE NOVEMBRO - CELEBRAÇÕES SOSRIOSBR 2012


CELEBRANDO A "SEMANA DO RIO SOSRIOSBR 2012" DESTACAREMOS NESTA SEMANA OS SITES E BLOGS QUE DIVULGAM E VALORIZAM OS NOSSOS RIOS,
SEUS RIBEIRINHOS, OS PROJETOS, AS AÇÕES E ATIVIDADES !



Apresentação
Bem-vindos, bem-vindas ao Projeto Rios Vivos!!!
O projeto Rios Vivos é um projeto de educação ambiental aprovado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CT-EA/CBH-PP) e indicado ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos para financiamento de suas atividades.

Envolvendo o cidadão na conservação das bacias hidrográficas, a partir do monitoramento da qualidade ecológica dos rios, a metodologia do projeto oferece a sociedade a possibilidade de aproximação com seus rios de forma prática, simples e educativa, permitindo conhecer melhor os processos ambientais, interpretando a paisagem e avaliar a qualidade ambiental.

A montagem de uma rede de monitoramento social das águas visa criar um movimento popular ativo que, a partir de informações geradas, possa propor ações de conservação e recuperação dos mananciais.


Objetivos
No Projeto Rios Vivos objetiva-se:
• impulsionar campanha de Educação Ambiental para gerar e ampliar a sensibilização e mobilização da população para o cuidado dos rios e dos mananciais (sejam águas superficiais ou subterrâneas).
• capacitar a técnicos, professores, membros de Comitês de Bacias Hidrográficas, ambientalistas e demais interessados no monitoramento da qualidade da água e qualidade ecológica dos rios.
• desenvolver e consolidar uma rede de monitoramento da qualidade ecológica dos rios, visando aumentar a consciência social, o respeito e as capacidades de atuação no meio ambiente por parte da população.
• fomentar a criação de Áreas de Recuperação e Proteção de Mananciais (APRMs), de acordo com a Lei Estadual de Proteção de Mananciais.

Atividades
No Projeto Rios Vivos são realizadas várias atividades, destacando-se:
• Realização de palestras sobre o Projeto para pessoas e instituições dos municípios da bacia do Santo Anastácio;
• Oferecimento de oficinas para capacitação de técnicos, estudantes e professores e demais interessados no desenvolvimento do projeto;
• Monitoramento de pontos da bacia do Rio Santo Anastácio, com a participação de professores e alunos da UNESP, SENAC, Colégio Agrícola e escolas de ensino fundamental e médio, além de moradores e demais interessados;
• Elaboração de projetos para captação de recursos financeiros e materiais necessários à consolidação do Projeto Rios Vivos. Foi apresentado e aprovado projeto junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema para obtenção de recursos do FEHIDRO;
• Elaboração de materiais pedagógicos para dar continuidade nos monitoramentos e as futuras propostas de ação na bacia, os quais serão distribuídos às escolas e grupos de monitoramento que estão sendo formados;
• Organização de projetos de pesquisa em nível de Iniciação Científica para alunos dos cursos de graduação em Geografia e Engenharia Ambiental.


Materiais Didáticos
Manual de Inspeção de Rios
Guia de Identificação Biológico
Análise da Qualidade da Mata Ciliar
Ficha de identificação de Aves
Ficha de identificação de Anfíbios e Peixes
Ficha de identificação de Répteis e Mamíferos
Folder dos Rios Vivos
Manual do Usuário - Uso correto do site.



Medindo a vazão de um rio - Projeto Rios Vivos - UNESP

Estudos e Pesquisas
Braz Firmino de SouzaMonitoramento da Qualidade da Água para Preservação de Vida Aquatica do Rio Santo AnastácioVisualização em PDF.

Katia Fernanda PereiraPraticas de Educação Ambiental na Escola “E.E. PROFESSOR MIGUEL OMAR BARRETO”: Uma Aplicação Do Projeto Rios VivosVisualização em PDF.

Rubens de Jesus MatosPlanejamento Ambiental Da Bacia Do Manancial Rio Santo Anastácio: Estudo Aplicado Na Sub-Bacia Do Córrego Do Botafogo – Presidente Prudente/SpVisualização em PDF.

Fonte: http://bacias.fct.unesp.br/riosvivos/index.php

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br