Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de dezembro de 2012

OS IMPORTANTES CUIDADORES DAS NASCENTES DA BACIA DO RIO DAS VELHAS (MG)


Cuidadores das nascentes celebram preservação do Rio das VelhasComitê do Rio das Velhas encerra trabalho ambiental com identificação de 345 minas que alimentam os ribeirões Arrudas e Onça


Publicação: 09/12/2012 

Wildes de Souza cuida há 15 anos de uma mina em Contagem (Roberto Rocha/Esp. EM)
Wildes de Souza cuida há 15 anos de uma mina em Contagem
Muitos são apenas minas ou filetes d’água. Algo aparentemente insignificante, mas, na verdade, donos de uma imensa responsabilidade: formar o curso de córregos, ribeirões e rios. 

A origem de tudo isso é assim, tímida. Mas de tão frágil, precisa ser cercada de atenção. E é pensando nessa preservação e nas consequências dela que os cuidadores de nascentes doam muito além do que tempo para a causa ambiental. 

Nesse sábado, um evento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH-Velhas) celebrou o trabalho desses personagens praticamente anônimos, no fechamento do projeto de valorização das nascentes urbanas, no Parque Ecológico do Eldorado, em Contagem. Foram identificados e cadastrados 345 pontos como esses, que dão vida aos ribeirões Arrudas e do Onça, em Belo Horizonte e na região metropolitana.

Gente como Wildes de Souza, morador da Vila São Paulo, em Contagem, e responsável pela nascente que brota no bairro, está fazendo a diferença. O filete de água localizado perto da quadra esportiva da Escola Municipal Virgílio de Melo Franco é conhecido da população há cerca de 40 anos, 15 dos quais sob a proteção desse senhor de fala mansa. E ele tem certeza de que existem mais nas proximidades. “Tentei, com uma barra de ferro, identificar, mas encontrei muitas pedras. É preciso agora um trabalho de engenharia”, afirmou. 

Wildes se orgulha de dizer que plantou boldo e caninha-de-macaco, dois tipos de plantas medicinais, no entorno da nascente, que serve como fonte para os jovens refrescarem o rosto depois do esporte. Numa garrafa PET, ele exibia a água e as plantas da região. “Os meninos levam para pôr em aquário e os peixinhos não só estão se reproduzindo como sorrindo também à toa com essa água”, brincou.
Rogério Sepúlveda, presidente do Comitê do Rio Velhas: reconhecimento a quem adota nascentes e incentivo para que surjam novos guardiões  (Roberto Rocha/Esp. EM)
Rogério Sepúlveda, presidente do Comitê do Rio Velhas: reconhecimento a quem adota nascentes e incentivo para que surjam novos guardiões
O presidente do CBH-Velhas, Rogério Sepúlveda, explica que só foram visitadas as nascentes que têm cuidadores. Nos locais, foram encontradas situações diversas. Em comum, foi constatada a ocorrência de coliformes fecais, provenientes de esgotos e fossas. Apesar disso, o nível de qualidade da água foi classificada como médio. “O mais importante disso tudo é que há cidadãos voluntários cuidando de um bem que é público. Quando ele trabalha a melhoria da qualidade, não faz apenas por ele, mas para todos”, disse. “A qualidade de vida nas cidades está associada à quantidade de água e de verde no entorno”, completou.

A iniciativa identificou e cadastrou pessoas, nascentes e o que fazer para melhorar. Será necessário outro projeto para elaborar ações, mas, de acordo com Sepúlveda, sempre fortalecendo a imagem de quem cuida. “Isso incentiva quem já está fazendo algo a continuar e outros a aderir.” Foram identificadas 183 nascentes no Arrudas (o próprio Parque Eldorado abriga duas delas) e 162 no Onça. Do total, 60 foram selecionadas para, inicialmente, receber planos de ação.

A analista da Copasa e representante da empresa nos subcomitês do Arruda e do Onça, Magda Vaz Tertuliano, disse que os problemas encontrados são comuns. Além do esgoto, foram identificadas ainda questões relacionadas à poluição, lixo, entulho e áreas cimentadas. Já os planos de intervenção sugerem ações como limpeza de quintal, reflorestamento, limpeza de caixa d’água e até quebra do piso que sufoca nascentes que insistem em brotar. “Em alguns casos será preciso buscar orientação técnica da Copasa”, afirmou Magda. Fonte: http://www.em.com.br/


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br