Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de janeiro de 2013

A RECUPERAÇÃO DOS RIOS É A SOLUÇÃO PARA EVITAR TRAGÉDIAS NAS CHUVAS FORTES





Na localidade de Ilha Caxanga os moradores deixaram as casas após ouvirem as sirenes que avisam do perigo de escorregamento
Foto: Domingos Peixoto / O Globo
Na localidade de Ilha Caxanga os moradores deixaram as casas após ouvirem as sirenes que avisam do perigo de escorregamento Domingos Peixoto / O Globo

‘Impactos podem ser minimizados com a recuperação dos rios’, diz especialista sobre chuvas

  • Geógrafo afirma que faltam ações integradas para adaptar cidades da Região Metropolitana do Rio às mudanças climáticas


RIO — A tragédia ao longo do Rio Capivari, em Duque de Caxias, podia ter sido evitada se obras de dragagem tivessem sido feitas nos últimos anos?
De certa forma, se o rio estivesse limpo, os impactos seriam menores. Mas Xerém está na base da encosta, e o fenômeno natural que ocorreu — uma cabeça d’água — só poderia ser minimizado com uma conjunção de fatores. 
Primeiro, é preciso que a população esteja preparada para agir quando as sirenes soarem. Falta treinamento. 
Proteger os rios, evitar que as margens sejam ocupadas, obedecendo ao Código Florestal, também é fundamental. 
São necessárias obras de engenharia, como a construção de diques e piscinas de retenção. São obras que custam caro, mas há dinheiro para fazê-las. Não é possível evitar a cabeça d’água, mas a mitigação dos impactos, é possível sim. 
Um dos caminhos é buscar ao máximo possibilitar renaturalizar os leitos do rios. Portugal e França têm ações bem-sucedidas nesta área.
























































BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br