Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de janeiro de 2013

Barco-museu no São Francisco: Mestre Cunha ensina a fazer brinquedos


O barco-museu Santa Maria vai a Entremontes e Ilha do Ferro
O barco-museu Santa Maria vai a Entremontes e Ilha do Ferro
O barco-museu No Balanço das Águas, que realizou no último dezembro o projeto “Cinema no Balanço das Águas - Segunda Edição”, nos povoados sertanejos de Ilha do Ferro (município de Pão de Açúcar) e Entremontes (Piranhas), retorna ao rio São Francisco com um novo programa de arte popular, intitulado “Arte no Balanço das Águas”. Desta vez, o barco, que tem o nome de Santa Maria, aportando novamente na Ilha do Ferro, levará a bordo o artista pernambucano José Francisco da Cunha Filho, o mestre Cunha (como é conhecido não somente no Nordeste, mas em todo o Brasil), para conduzir uma oficina de brinquedos populares destinada a jovens de Pão de Açúcar, especialmente a juventude do conhecido povoado ribeirinho. A oficina acontece no próximo final de semana, dias 26 e 27, para um público na faixa etária dos 19 aos 29 anos.
“Mestre Cunha é um artista importante e temos um prazer e uma alegria muito grande em tê-lo na nossa coleção”, diz a coordenadora do projeto patrocinado pela Funarte, a artista visual Maria Amélia Vieira – que, juntamente com o marido, o também artista visual Dalton Costa, administra o museu Coleção Karandash,responsável por esta e outras iniciativas culturais em diversas comunidades localizadas às margens do rio São Francisco.
“Além de artista criativo, irreverente, com obras significativas no mundo das artes visuais do nosso país, J. Cunha, ou Mestre Cunha, ministra essas oficinas de brinquedos para jovens e adultos em vários estados brasileiros”, informa Maria Amélia.
J. Cunha nasceu em Ipojuca, no estado de Pernambuco, residindo atualmente em outro município pernambucano, Jaboatão dos Guararapes. Suas obras geralmente são brinquedos (caminhões, navios e aviões com caras de bichos), confeccionados em madeira, arame, vidro, espelho, garrafa pet, prego, massa de modelar e tinta a óleo. Embora esse trabalho o identifique como artesão, as peças de Mestre Cunha vão além da função utilitária do brinquedo, apresentando-se como obras de arte. Ele próprio reconhece isto quando diz que nem todo brinquedo seu é destinado às crianças.
“O cavalo-de-pau e o avião Macau são para meninos e meninas. O resto é para adulto mesmo”, afirma, demarcando sua identidade artística. “Todas as minhas peças têm nome. Tem o avião Macau; o Camelauro; o Inaudito, que é um dinossauro de pescoço muito grande; o Centrauro [sic], bicho metade homem e metade cavalo...”
A oficina de brinquedos populares é gratuita e as inscrições ainda estão abertas. Uma exposição com obras da Coleção Karandash, incluindo trabalhos de Mestre Cunha, será aberta à visitação no próprio barco, que também exibirá filmes e documentários sobre arte popular. O projeto “Arte no Balanço das Águas” foi contemplado pelo edital da Funarte “Micro Projetos do Rio São Francisco”.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br