Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de janeiro de 2013

COMITÊ DA BH DO RIO SÃO FRANCISCO - BOLETIM JAN 2013


Comitê inicia 2013 com agenda positiva

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF dá início nesta semana a uma agenda intensa de atividades, em torno de assuntos e encaminhamentos de grande importância para o futuro do colegiado. A programação inclui reuniões, encontros e seminários envolvendo as diversas instâncias internas, além de articulações e reuniões externas com interlocutores da área de meio ambiente e recursos hídricos. O calendário de atividades consta da Deliberação CBHSF n073, aprovada pelo plenário em Penedo, no ultimo dia 29 de novembro.
As reuniões plenárias, instâncias máximas de deliberação do CBHSF, este ano tratarão assuntos de natureza eminentemente institucional e legal. A XIII plenária extraordinária, marcada para 15 de março, em Brasília (DF), aprovará alterações no regimento interno, enquanto a XXIII plenária ordinária, a se realizar entre 19 e 20 de agosto, em Salvador (BA), dará posse aos novos membros eleitos e escolherá, por meio de eleição direta, a nova diretoria executiva.
O processo de mobilização para a renovação dos 62 membros do Comitê se estenderá por todo o primeiro semestre, abrangendo reuniões, encontros e seminários, de modo a assegurar o máximo de participação dos três segmentos representados no colegiado, quais sejam, os usuários das águas do rio São Francisco, a sociedade civil e o poder público federal, estadual e municipal nos cinco estados que integram a bacia - Pernambuco, Minas Gerais, Alagoas, Bahia e Sergipe, além do Distrito Federal.
A Diretoria Colegiada - Direc e a Diretoria Executiva - Direx se reunirão regularmente, bem como as Câmaras Consultivas Regionais - CCRs do Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco. Estão programadas inclusive reuniões entre câmaras, para discutir e decidir sobre assuntos de interesse comum.
As quatro câmaras técnicas têm igualmente um calendário intenso pela frente, para a apreciação de assuntos das suas respectivas alçadas. São a Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos - CTPPP, a Câmara Técnica Institucional Legal - CTIL, a Câmara Técnica de Comunidades Tradicionais - CTCT e a Câmara Técnica de Outorgas e Cobranças - CTOC.
Os dois grupos de trabalho do colegiado também terão pauta a cumprir nos próximos meses. São o Grupo de TrabalhoPermanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Rio São Francisco - GTOSF e o Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão - GACG.
Todas as instâncias do comitê estarão acompanhando com especial atenção, no decorrer de todo o ano, o processo de execução das ações do Plano de Aplicação Plurianual - PAP 2013-2015, aprovado em novembro último, após três meses de exaustivas discussões. O PAP reúne as ações que o Comitê estará executando nos próximos três anos, com os recursos originários da cobrança pelo uso da água do rio, com vistas aumentar a quantidade e qualidade da água na bacia.
Três temáticas se destacarão, particularmente, no calendário de 2013. A realidade dos povos indígenas da bacia voltará a ser discutida no 30 Seminário de Povos Indígenas da Bacia do São Francisco, a se realizar no Dia do Índio, 19 de abril, em local a ser definido. O impacto das Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCHs sobre os corpos hídricos da bacia será tema de seminário previsto para 4 de junho, enquanto o impacto da operação das barragens de grandes Usinas Hidrelétricas - UHEs para o uso múltiplo das águas do rio será objeto de oficinas e reuniões que acontecerão em datas diversas nas regiões, principalmente no Submédio e Baixo São Francisco.
No decorrer do ano o Comitê ainda promoverá uma reunião com os comitês de bacias dos rios afluentes do São Francisco e participará de reunião com as diretorias dos demais comitês de bacias federais. Finalmente, além de uma extensa pauta de encontros e reuniões externos, o CBHSF também se debruçará sobre a elaboração do seu planejamento para o ano de 2014. 


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br