Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de janeiro de 2013

CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS POR NECROCHORUME AMEAÇA MORADORES DE MACEIÓ (AL)


Em Maceió existem oito cemitérios. De acordo com o Departamento de Cemitérios da Superintendência  Municipal de Controle e Convívio Urbano

Cemitérios públicos contaminam solo e lençol freático de Maceió
Um problema silencioso e invisível aos olhos pode estar escorrendo pelas torneiras de muitos maceioenses, que moram no entorno de alguns cemitérios localizados na parte baixa da capital alagoana e que fazem uso de água de poços escavados clandestinamente.

Estudo recente mostra que a qualidade da água em alguns bairros tem sido comprometida não só pela falta de saneamento, mas pelo líquido que sai dos corpos em decomposição e atinge diretamente as águas subterrâneas. É o necrochorume, que possui uma aparência viscosa de cor castanho-acinzentada e é formado por bactérias que podem acarretar sérios problemas para a saúde humana.

O modelo de sepultamento adotado pelos cemitérios públicos da capital está ultrapassado e é apontado como uma das causas do problema ambiental e de saúde pública. No Cemitério São José, localizado no bairro do Trapiche da Barra, os corpos são sepultados em covas rasas, sem nenhum tipo de proteção que possa evitar a contaminação do solo por meio da infiltração do necrochorume.

A falta de manutenção dos túmulos pelas famílias responsáveis também é outro problema. Muitos deles estão quebrados ou possuem grandes rachaduras, o que facilita a exposição das pessoas, inclusive aos restos mortais. E não é preciso procurar muito para encontrá-los. Pedaços de ossos estão espalhados por todas as partes. Alguns túmulos ficam completamente abertos, e sacos plásticos contendo os restos mortais do sepultado estão expostos para quem quiser ver.

Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) está ciente da situação e admite que os cemitérios públicos de Maceió possuem um modelo ultrapassado e estão com a capacidade esgotada. A contaminação do solo e dos poços também não é novidade para o órgão.
Fonte: Gazeta de Alagoas - Blog Era da Água / Hidroplan


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br