Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de janeiro de 2013

DEFESA CIVIL VAI DEMOLIR CASAS CONDENADAS ÀS MARGENS DO RIO CACHOEIRA DE XERÉM (RJ)




A forte chuva que atingiu Xerém, distrito de Duque de Caxias (RJ), causou destruição e deixou centenas de pessoas desabrigadas. Fotorepórter Vladimir Platonov/ABr
A forte chuva que atingiu Xerém, distrito de Duque de Caxias (RJ), causou destruição e deixou centenas de pessoas desabrigadas. Fotorepórter Vladimir Platonov/ABr

Depois da enxurrada na semana passada, casas em situação de risco serão demolidas em Duque de Caxias

Publicado em janeiro 8, 2013 por 

A Defesa Civil de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, interditou 22 casas às margens do Rio Cachoeira de Xerém, atingidas por uma enxurrada na semana passada. Mais 400 casas, a pedido de moradores, devem ser vitoriadas nos próximos dias. A intenção da prefeitura é demolir aquelas em situação de risco e pagar aluguel social às famílias.
Segundo o secretário de Defesa Civil do município, coronel Marcello Silva da Costa, as 22 casas interditadas ficam na localidade de Café Torrado, próximo a Xerém, e foram atingidas por uma avalanche de pedras e lama. Antes de serem condenadas, no entanto, ainda vão receber a visita de um engenheiro que fará um laudo técnico avaliando as condições para demolição.
“Cada casa será vistoriada por um engenheiro que dará o parecer atestando se está em condição segura para ser habitada ou não. Às vezes, a casa foi atingida, mas pode ser recuperada. Neste momento, 22 [moradias] estão sem condição de habitação”, reforçou o secretário.
Na área mais afetada de Duque de Caxias, em Xerém, moradores podem pedir a vistoria em três postos emergenciais da Defesa Civil. As visitas as casas serão feitas a partir de hoje (7) por engenheiros da prefeitura e do governo do estado.
A previsão é que o prefeito Alexandre Cardoso detalhe as ações de demolição e de assistência social – que incluiu o pagamento de aluguel social para famílias desabrigadas, mais uma ajuda de R$ 5 mil para compra de eletrodomésticos – na coletiva de imprensa desta tarde.
Por causa do temporal da semana passada, mil pessoas ficaram desalojadas em Duque de Caxias. Mais 100 pessoas estão desabrigadas e duas morreram em decorrência da enxurrada, segundo a prefeitura.
Reportagem de Isabela Vieira, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 08/01/2013


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br