Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de janeiro de 2013

HOJE É O DIA DE CONTROLE DA POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS


Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos é comemorado em 11 de Janeiro em todo o Brasil.
A data é usado para conscientização da população quanto aos riscos causados pelo seu uso indiscriminado e problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana.
No Rio de Janeiro, a data marca o ponto alto das acções de controle e conscientização sobre o uso de agrotóxicos no meio rural. Segundo a Secretária estadual de Agricultura, o objetivo é, através da informação e conscientização, mudar a atitude dos agricultores com relação ao uso de agrotóxicos em suas lavouras. Já no Sergipe, a data é usada para o combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos nos perímetros irrigados, usando para tal a fiscalização e a conscientização da população.




Dia de Controle da Poluição por Agrotóxicos








SOROCABA (SP) VAI COMEMORAR A 

DATA
Nesta sexta-feira (11), é comemorado em todo o País o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. Para lembrar e refletir sobre a data, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizará nesta sexta-feira, das 14h às 17h, e no sábado (12), das 9h às 12h, bate-papos sobre o tema, exposições e oficinas no Parque Natural “Chico Mendes”. Todas as atividades educativas são gratuitas.
O objetivo é informar à população sobre os riscos causados pelo uso dos defensivos agrícolas de forma indiscriminada, os problemas que podem causar à saúde e à natureza, as maneiras que podemos colaborar para diminuir esses impactos, além de disseminar o conhecimento de práticas agroecológicas e de cultura tradicional.
Em Sorocaba, a data faz parte do calendário oficial das alusivas ao meio ambiente, conforme a lei municipal nº 8.812 de 15/07/2009.
O “Chico Mendes” está localizado na Avenida Três de Março, 1025, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo e-mail educachicomendes@hotmail.com ou pelo telefone 3219-2280. Segue abaixo a programação:
Dia 11 de janeiro
14h – Bate-papo sobre “Agrotóxicos, agroecologia, alimentação e meio ambiente”, com Pedro Kawamura – Instituto Terra Viva Brasil de Agroecologia
15 – Bate-papo sobre “A utilização de agrotóxicos e o declínio das abelhas”, com Carina Aparecida de Souza Silva – Graduanda em Ciências Biológicas – UFSCar Campus Sorocaba
16h – Inauguração do projeto “Meliponário EducAbelha” – Asssociação Paulista de Técnicos Apícolas (Apta) e Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (FAAMESP) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Dia 12 de janeiro
9h às 12h – Oficinas “O Chico ensina” de mini-horta, compostagem e bolas de semente (bolas confeccionadas com argila, matéria orgânica e sementes, com a finalidade de espalhar as sementes em áreas onde se pretende constituir florestas).
9h às 12h – Exposição do GARFO – Grupo de Articulação Regional da Feira Orgânica de Sorocaba
9h às 12h – Exposição da Associação Paulista de Técnicos Apícolas (Apta)
9h às 12h – Exposição do Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã – UFSCar Campus Sorocaba

Fonte: http://suacidade.org/sorocaba/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br