Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de janeiro de 2013

Parte do esgoto de Panorama é jogado no Rio Paraná sem tratamento


A céu aberto o esgoto sanitário corre livre para o Córrego das Marrecas. O local é só um dos pontos de despejo dos resíduos na cidade (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

Das 10 bombas elevatórias para a lagoa de tratamento, apenas duas funcionam


Por falta de bombas, 80% do esgoto de Panorama são lançados sem tratamento no Rio Paraná. A situação, além de prejudicar o meio ambiente, coloca em risco a saúde de moradores e também de turistas que usam o Balneário Municipal.
A céu aberto o esgoto sanitário corre livre para o Córrego das Marrecas. O local é só um dos pontos de despejo dos resíduos na cidade.
“Sempre que estou almoçando, o cheiro vem para a minha casa. Fica difícil de conviver com isso. Durante a tarde, o cheiro ruim aumenta. A partir das 18h a bomba é desligada e ninguém aguenta”, conta o trabalhador autônomo Cláudio Silva.
A contaminação vai ainda mais longe. Das 10 bombas elevatórias para a lagoa de tratamento, apenas duas funcionam. O que significa que praticamente todo o esgoto da cidade está sendo jogado no Rio Paraná.
Filha de pescadores, a operadora de caixa Ione Inácio reclama do abandono por parte da Prefeitura. Ela se preocupa com a qualidade do pescado após o final da piracema, em fevereiro.
“Tem muita gente preocupada porque com essa sujeira que cai direto no rio, a vinda dos peixes diminui. Fica ruim também para as crianças irem brincar, além dos turistas que não conseguem entrar na água. Ou eles saem com alergia, ou com algum outro tipo de infecção”, fala.
O diretor do Departamento de Água e Esgoto de Panorama, Cléber Raposo, diz que não sabe quando deve ser solucionado o problema das bombas, já que os cofres do município estão vazios.
“Creio que em seis meses normalizaremos a situação. Para que essas bombas sejam colocadas de novo, nós precisaremos fazer o orçamento ainda. Além disso, estamos sem condições financeiras de fazer isso agora”, explica.
A cidade conta com uma infraestrutura de esportes náuticos e lazer junto ao Rio Paraná. Nessa época do ano milhares de turistas costumam frequentar o Balneário Municipal. Até agora não foi feito um estudo para apontar o grau de contaminação por coliformes fecais, o que preocupa os banhistas.
“Provavelmente o balneário esteja comprometido também. Nós pedimos pela Prefeitura uma química que faz a análise, mas estamos sem ela e a entrega está atrasada. Precisamos fazer o orçamento desse material também”, revela o diretor.
Raposo salienta ainda que vai buscar a análise da água o mais rápido possível para saber se fecha o balneário ou não. Mas ele acredita que não será preciso interditar o local.
Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental (Cetesb), de Dracena, informou que a Prefeitura, que é responsável pelo serviço de água e esgoto, foi advertida três vezes no ano passado pelo lançamento dos dejetos sem tratamento em pontos diferentes no Córrego da Marreca. A gerente, Lídia Regina Prota, diz que vai enviar um técnico a Panorama para verificar a situação. Caso a situação continue, a Prefeitura poderá ser multada.

http://www.ifronteira.com/mobile-noticia-44859
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br