Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de fevereiro de 2013

Blog SOSRIOSBR – HÁ 05 ANOS LUTANDO PELOS RIOS DO BRASIL !



HÁ 05 ANOS  “LUTO PELOS RIOS DO BRASIL”
O Blog SOSRIOSBR completa neste próximo 28 de fevereiro, cinco anos de lutas pela recuperação, preservação e valorização dos cursos d’ água de superfície e subterrâneas de nossas bacias hidrográficas e também pelas águas marinhas do nosso imenso litoral brasileiro.

A bem da verdade, são 05 anos de “verdadeiro luto” por nossas maltratadas águas que, infelizmente, a cada ano estão ficando cada vez mais poluídas, contaminadas, desrespeitadas e com poucas perspectivas de melhoras, conforme comprovam as publicações de sérios e confiáveis estudos, pesquisas e estatísticas de importantes Institutos, Fundações, ONGs e OSCIPs, bem como dos Atlas e Relatórios de órgãos governamentais.

Ao utilizarmos este título com duplo sentido, nesta postagem de aniversário, declaramos que lamentamos muito e deploramos as ocorrências prejudiciais aos cursos d’ água de nossas bacias hidrográficas e nas praias e correntes marítimas do Oceano Atlântico, tais como:

a)  O lançamento cada vez maior dos esgotos sem tratamento;
b)   A permissão irregular e/ou a omissão na fiscalização do uso do mercúrio nas minerações fluviais (muitas clandestinas);
c)  A falta de ações eficazes contra os lixões e aterros irregulares de resíduos sólidos que contaminam os cursos d’água e aquíferos, num número elevado de comunidades;
d)  O desinteresse e falta de capacidade dos governos municipais e estaduais na execução correta dos projetos e obras de saneamento básico, para uso das verbas disponíveis
no PAC1, PAC2, PLANASA, FAE, SANEAMENTO PARA TODOS, SUAE, FUNASA e outros Projetos Federais dos quais, menos de 50% têm sido utilizados;
e)  A destruição sistemática e intensa das florestas e matas ciliares (com fogo, invasões, ocupações irregulares, especulações imobiliárias, estradas e projetos governamentais) deixando de proteger os cursos d’água e reservatórios subterrâneos, provocando assoreamentos dos leitos e pior qualidade das suas águas;
f)   A FALTA DE INTERESSE e orientação eficaz das comunidades na defesa e na cobrança do cumprimento das Leis Ambientais, na proteção das águas de suas bacias hidrográficas, com pouca participação nos Comitês de Bacias Hidrográficas, nas ONGs e OSCIPs ambientais, nos grupos, projetos e redes de defesa dos recursos hídricos;
g)  O uso cada vez maior (e praticamente não fiscalizado) de agrotóxicos e venenos na agricultura, que provocam contaminação do solo, das águas de superfície e subterrâneas, provocando muitos danos na saúde pública.

Certamente não somos o maior e nem o melhor Blog Ambiental atuando na defesa e promoção das águas dos rios e do Oceano no Brasil, e nosso pequeno trabalho – leigo, voluntário, sem nenhum tipo de incentivo, doação, patrocínio ou verba financeira, buscando a revitalização das nossas bacias hidrográficas – tem, ao longo desses cinco anos de vida, conseguido conscientizar milhares de pessoas, que atuam como multiplicadores e orientadores em muitas comunidades, que estão preocupadas com a qualidade de suas águas e com a destruição dos seus rios!

Agradecemos sinceramente aos nossos seguidores, visitantes diários, divulgadores, colaboradores voluntários, parceiros, críticos, redes e grupos ambientais e às nossas valorosas amigas colaboradoras: Profª Clarice Villac e Profª Ivana Maria França de Negri, que atualmente comandam o Blog, em nossa ausência, bem como aos valorosos multiplicadores de nossas Campanhas Comunitárias, pela grande ajuda nestes cinco anos de lutas do SOSRiosBr.

Por tudo que tem feito e por tudo que tem conseguido, principalmente na mudança de atitudes em centenas de comunidades, que têm demonstrado maior interesse por seus cursos d’ água, o Blog SOSRiosBr seguramente pode afirmar sem medo de errar: “luto pelos rios do Brasil”... e essa luta tem valido muito a pena!!! Nossos rios do Brasil, agradecem!

Obrigado a todos que nos têm apoiado ao longo desses cinco anos!

Prof. Jarmuth Andrade
Físico, Ambientalista e Blogueiro

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

15 comentários:

  1. Parabéns Professor Jarmuth!
    O Blog SOS Rios do Brasil está cumprindo com muita categoria o seu propósito inicial. É só ver o número de visitantes diários e os seguidores que aumentam dia a dia.
    Que sejamos a gotinha salvadora no oceano da Vida, fazendo a nossa parte.

    PARABÉNS!!!<3

    ResponderExcluir
  2. Obrigadão Prof. Ivana!
    Por sua sensibilidade como poeta, escritora, educadora e acima de tudo, amiga e defensora dos animais e do meio ambiente, minha gratidão!
    Tenho muito a agradecer o maravilhoso trabalho que está fazendo por nossos rios ao lado da amiga, Profa. Clarice Villac!
    Somos todos responsáveis e cada um fazendo um pouquinho, aos poucos vamos mudando as coisas!
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. ENG. ROBERTO D'ANGELO - RJ
    escreveu, via e-mail:

    Parabéns, professor !!

    Realmente e' uma luta difícil, esse crescimento sem controle das cidades, como vejo aqui em Marica'. Alem da falta de esgoto sanitário, a população ainda não tem água...

    Abraços !!
    Roberto D'Angelo

    ResponderExcluir
  4. DR. EDMUNDO FERREIRA DA ROCHA
    Site Campos do Jordão Cultura disse:

    Grande Professor,
    Parabéns pelo seu perseverante e importante trabalho.
    Desejo que o sucesso do seu site aumente sempre, que ele ajude na conscientização necessária e urgente sobre os cuidados e preservação das nossas nascentes, rios, lagos, oceanos e mares, cursos d´água e tudo mais que esteja relacionado ao líquido precioso e imprescindível para a vida e o bem estar de todos os seres vivos, no mundo inteiro.

    Saudações e Abraços,
    Edmundo Ferreira da Rocha
    Campos do Jordão - SP.

    ResponderExcluir
  5. JORNALISTA CLAUDETE MOURÃO DISSE:

    Longa vida e próspera!

    Claudete Mourão
    Sabesp

    ResponderExcluir
  6. PROFª SILVIA HELENA DO NASCIMENTO - PINDAMONHANGABA - SP DISSE:

    Silvia Helena Nunes do Nascimento (nascimento-silvia@ig.com.br) 21/02/2013

    PROF. JARMUTH " PARABÉNS"

    O SUCESSO DEPENDE DA CONTRIBUIÇÃO,
    DA PARCELA DE CADA UM EM BUSCA DA EXCELÊNCIA!

    ResponderExcluir
  7. O ENGº AGRº ALEXANDRE GONÇALVES DA SILVA - AGAMBIENTAL DISSE:

    Professor,

    Parabéns pela persistência, esta é principal qualidade das pessoas de sucesso!
    Ainda estou lhe aguardando para aquele bate papo.

    Grande abraço!

    Alexandre

    ResponderExcluir
  8. ENG. LUCIANO MENDES AGUIAR
    SITE CULTURA NA ALDEIA - ALFAVILLE - SP DISSE:


    Caro Jarmuth,

    Continue assim exatamente como se comportam os rios, sempre em frente, contornando montanhas, fazendo zigue-zague, despencando cachoeira abaixo, se espremendo ao passar pelas turbinas das hidrelétricas, entrando pelas galerias dos esgotos construídos pelo governo, mas um dia chegam lá, apesar dos mal tratos decorrentes da tradicional ignorância do homem que se diz civilizado.

    Um abraço do amigo
    Luciano.

    ResponderExcluir
  9. GEÓLOGO ÁLVARO RODRIGUES DOS SANTOS
    ARS GEOLOGIA - SP DISSE:

    Parabéns, meu caro amigo. Você faz a diferença. Estaremos sempre juntos, ombro a ombro.

    Álvaro

    ResponderExcluir
  10. GEÓLOGO ÁLVARO RODRIGUES DOS SANTOS
    ARS GEOLOGIA - SP DISSE:

    Parabéns, meu caro amigo. Você faz a diferença. Estaremos sempre juntos, ombro a ombro.

    Álvaro

    ResponderExcluir
  11. JABES DE OLIVEIRA ANDRADE
    ISOTÉCNICA LTDA - TAUBATÉ DISSE

    Ciente e solidário com a luta do irmão e ambientalista, PARABÉNS, continue na luta, não dê uma de papa.

    Jabes

    ResponderExcluir
  12. ANTONIO CARLOS OSSE
    CIA DE CANOAGEM - BAIXADA SANTISTA - SP DISSE:

    Parabéns!! Estamos juntos nesta luta!!

    Antonio Carlos Osse
    dir@companhiadecanoagem.com.br
    www.companhiadecanoagem.com.br
    (11) 99109-8765 / 4192-3282 / 4192-3490

    ResponderExcluir
  13. BIÓLOGA ROSE DANTAS
    ONG NAVIMA - NATAL - RN DISSE:

    Estimado Profº. Jarmuth,

    Parabéns! A natureza agradece o tamanho carinho e dedicação do ilustre amigo. Feliz aniversário e vamos a luta em prol dos nossos rios!!!

    Saudações,
    Rose Dantas

    ResponderExcluir
  14. OBRIGADÃO QUERIDOS AMIGOS,

    Fico feliz em tê-los como amigos que reconhecem, valorizam e incentivam nossa luta por nossos recursos hídricos do Brasil.
    Apesar de pouco reconhecidos quase não valorizados, os esforços de uns poucos blogs, sites e portais ambientais, entre eles o SOSRiosBr, têm sido muito importante para conscientizar nossas comunidades de suas responsabilidades de preservação de suas águas de consumo.
    Agradecemos as manifestações e cumprimentos, mas melhor do isso, espero que todos nossos amigos possam também difundir a mensagem da importância da recuperação e preservação de nossos cursos d' água de nossas bacias hidrográficas! Abração!!!
    AGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

    Prof. Jarmuth

    ResponderExcluir
  15. JOSÉ GONÇALVES - SITE GUIACAMPOS.COM - CAMPOS DO JORDÃO DISSE, VIA E-MAIL:

    Jose Gonçalves Guia Campos (jg@guiacampos.com) 22/02/2013
    Para: 'Prof. Andrade'

    Jose Gonçalves Guia Campos
    jg@guiacampos.com

    Parabens, amigo Prof. Jarmuth.

    É gratificante saber do sucesso de seu blog.

    Que o futuro seja sempre promissor e que suas mensagens encontrem éco.

    Aquele abraço.

    JG

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br