Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de fevereiro de 2013

Calouros da Unisanta realizarão limpeza marinha no Trote Solidário & Ecológico

04/03/2013
O Trote Solidário & Ecológico mobilizará calouros e veteranos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) em mais uma Ação Voluntária promovida pelo Instituto EcoFaxina, associação civil sem fins lucrativos formada por alunos e ex-alunos do curso de Biologia Marinha da instituição, que luta contra a poluição dos oceanos.

Escuna que será utilizada no Trote Solidário & Ecológico 2013
A escuna que levará os alunos até o local da ação. Crédito: L. Frangetto
Os calouros poderão conhecer mais sobre a ecologia da nossa região e contribuir para a limpeza do estuário de Santos em um sábado diferente, a bordo de uma escuna de 62 pés, que levará os alunos até o Saco do Major, no Guarujá.

Os alunos realizarão a limpeza da praia, do costão rochoso e subaquática com o auxílio de equipamentos de mergulho. O local é conhecido por acumular grandes quantidades de resíduos, que são transportados do interior do estuário em direção ao mar aberto através do movimento da maré e das correntes marinhas. Tais resíduos são responsáveis pela morte de milhares de animais marinhos todos os anos no mundo, representando um grande problema ambiental para a nossa região.

Os alunos que não possuem curso de mergulho poderão fazer um mergulho livre para limpeza e observação de organismos marinhos, monitorados por diretores do Instituto EcoFaxina e pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos. Já os alunos que possuem credencial de mergulhador terão a oportunidade de realizar um megulho autônomo com o auxílio de equipamentos e instrutores de mergulho da Escola de Mergulho MarSub, um dos apoiadores do trote. A limpeza se extenderá também pela faixa de areia e costão rochoso.

Os resíduos coletados no ambiente marinho serão identificados, quantificados e pesados pelos voluntários ao final da ação. Em terra firme receberá a destinação final correta através da empresa de limpeza urbana de Santos. Os dados servirão como fonte de pesquisas relacionadas a poluição marinha e serão encaminhados ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Após a limpeza os alunos farão ainda um diagnóstico ambiental, identificando as características ecológicas do local através de observação e estudo de alguns organismos.

As inscrições são gratuítas, com vagas limitadas, e estão abertas para calouros e veteranos da Unisanta, que devem se inscrever através da página do Instituto EcoFaxina no Facebook (www.fb.com/ecofaxina) ou pelo e-mail ecofaxina@gmail.com.

Os alunos inscritos deverão levar no dia do trote protetor solar, roupa de banho, máscara, snorkel, nadadeiras, caneca, máquina fotográfica, credencial de mergulhador (caso possua) e 2 kg de alimentos não perecíveis que serão encaminhados às famílias atingidas pelas enchentes em Cubatão.

O Trote Solidário e Ecológico Unisanta conta com o apoio da ONU, MarSub, IlhaTurismo, Project AWARE Foundation, D.A. de Biologia Marinha, Terracom e Secretaria do Meio Ambiente do Guarujá.

Não será permitido o embarque de bebidas alcoólicas.

Trote Solidário e Ecológico Unisanta 2013


- Limpeza
- Mergulho Autônomo
- Educação Ambiental
- Caracterização Ecológica


http://www.institutoecofaxina.org.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br