Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de abril de 2013

Gandarela Informa - 1ª Edição

Gandarela2

Gandarela: reserva de vida para mais de 5 milhões de pessoas

gandarela_cachoeira de santo antonio_caete_robson de oliveira
Cachoeira de Santo Antonio (Foto: Robson de Oliveira)
A ONU declarou 2013 o Ano da Cooperação Internacional pela Água. Na semana do Dia Mundial da Água (22 de março), lançamos o cartaz Gandarela: reserva de vida para mais de 5 milhões de pessoas.
Use o link para baixar e imprimir
cartaz gandarela reserva de vida_baixa_mar2013
rio acima_16mar2013
Mobilização em Rio Acima (Foto: Fernanda Oliveira)

Serra do Gandarela: turismo ou mineração?

O Boletim da UFMG Nº 1811, de 11/3, publicou artigo de Charles de Oliveira Fonseca e Vagner Luciano de Andrade sobre o potencial turístico e paisagístico da Serra do Gandarela. "Atualmente, a região do Gandarela passa por conflitos ligados a interesses particulares da mineração que se confrontam diretamente com interesses coletivos ligados à constituição de uma área de proteção integral." Leia o texto completo.

VÍDEOS-DOCUMENTÁRIOS

Captura de Tela 2013-03-31 às 20.54.11

Serra do Gandarela na Viação Cipó

O Programa Viação Cipó, da SBT, exibiu nos dias 3 e 9/3 reportagem sobre a Serra do Gandarela e a importância da sua preservação.
Assista!
Captura de Tela 2013-03-31 às 21.00.08

TV Ponto Terra

O presidente da ONG Ponto Terra, Ronaldo Vasconcelos, entrevistou na Praça da Liberdade (Belo Horizonte) representantes de movimentos em defesa da Estação Ecológica de Fechos, da região de Santa Maria do Itabira, da Serra do Gandarela e das serras e águas de Minas Gerais.

Assista ao vídeoDia Mundial da Água: comemoração ou reflexão?
manifesto pelas minas de agua
mina capao xavier_amadeu barbosa
Mina Capão Xavier (Foto: Amadeu Barbosa)

MISSÃO: GANDARELA

missao gandarela_2013
Confira no YouTube o vídeo apresentado no Festival de Fotografia de Tiradentes, nos dias 7 a 9 de março, pelo projeto artístico coletivo Missão:Gandarela, com belíssimas imagens, excelente informação e incluindo na sua trilha sonora uma maravilhosa canção do grupo Músicas do Espinhaço.
Assista!

Serra do Gandarela: questão de sobrevivência

Em sua coluna no BHAZ, o jornalista Pedro Paturle publicou, no dia 24 de março, uma entrevista com uma integrante do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela, na qual ela alerta sobre a importância da criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela. Leia o texto.

FIQUE ATENTO

Serra do Gandarela e bacia do Ribeirão da Prata
bacia ribeirao prata
Paisagem ameaçada pela cava e barragens de rejeito da mina Apolo da Vale. Fotografia de Paulo Baptista.

Instituto Gandarela: estratégia da Vale

O Movimento Artístico, Cultural e Ambiental de Caeté/MACACA, integrante do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela, divulgou no dia 8/3 um comunicado sobre o Instituto Gandarela no qual manifestam seu entendimento de que esse instituto veio para consolidar as ações da Vale no sentido de alterar os limites do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Parque Nacional da Serra do Gandarela: Viabilidade, Perspectivas Econômicas e Relevância Hídrica:

Prefeituras recebem ofício solicitando agendamento de reunião
No dia 15/3 as prefeituras de Caeté, Santa Bárbara, Raposos, Rio Acima, Barão de Cocais, Ouro Preto, Itabirito e Nova Lima receberam ofício solicitando agendamento para apresentação do nosso estudo Viabilidade Econômica do Parque Nacional da Serra do Gandarela. O trabalho aponta as potencialidades de crescimento econômico regional através da criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, elaboradas sob os enfoques da relevância do seu patrimônio hídrico e das oportunidades para atividades turísticas e de empreendedorismo.
Anastasia, Aécio e FHC recebem material sobre o Gandarela
Na noite de 25/2, em Belo Horizonte, o Governador Antonio Anastasia e o Senador Aécio Neves receberam, pessoalmente, ofícios convidando para conhecerem a Viabilidade Econômica do Parque Nacional (PARNA) da Serra do Gandarela através de apresentação dos resultados alcançados por estudos realizados, durante um ano, por membros do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela. Na ocasião, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu uma pasta com material informativo e um documento-resumo sobre o assunto. Leia mais.
Curta a página do Facebook AQUI.
Veja as notícias em nosso SITE e seja membro da nossa rede.
Estamos à disposição através do email: movimentogandarela@gmail.com
©2013 Movimento Gandarela | Belo Horizonte

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br