Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de abril de 2013

POPULAÇÃO DIZ NÃO À BARRAGEM DO RIO GUAPIAÇU - CACHOEIRAS DE MACACU (RJ)



CONSTRUÇÃO DE BARRAGEM PARA ABASTECER REFINARIA DA PETROBRAS PROVOCARÁ PREJUÍZOS À PESCA E AGRICULTURA FAMILIAR

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro debaterá nesta 4ª. feira, dia 24 de abril, às 13:30 horas na Sede do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), o polêmico e impactante projeto da barragem do rio Guapiaçu, situado no município de Cachoeiras de Macacu (RJ), que pretende abastecer o Complexo Petroquímico da PETROBRAS (COMPERJ), considerado um dos maiores do mundo. Além da localização ambientalmente inadequada, não foram avaliados os impactos aos pescadores e pequenos agricultores cujas terras férteis e lavouras poderão ser inundadas pela barragem.
Segundo afirma o Ambientalista e Gestor e Planejador Ambiental Sérgio Ricardo, membro titular do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara, representante do grupo ecológico Olhar do Mangue: "Colocaram o carro na frente dos bois! O licenciamento ambiental da Refinaria da PETROBRAS (COMPERJ), em Itaboraí, foi feito às pressas, em apenas 6 meses, sem critérios técnicos adequados e ao arrepio das leis ambientais. Infelizmente, não foram realizados previamente os estudos ambientais e de disponibilidade hídrica; nem sequer foram avaliados seriamente os potenciais impactos sociais sobre a pesca artesanal e a agricultura familiar, que são atividades econômicas que geram muitos postos de trabalho. 
Trata-se de um caso clássico de racismo ambiental institucional em que prevaleceu o mero interesse econômico de uma corporação petroleira em detrimento da violação dos Direitos destas comunidades tradicionais. Somente agora, após a mega-refinaria ter sido irregularmente licenciada numa velocidade meteórica, é que a omissa e conivente Secretaria Estadual de Meio Ambiente anunciou que pretende avaliar de onde virá o grande volume de água que irá abastecê-la. 
Os efluentes industriais altamente nocivos e poluentes serão despejados por meio de um emissário terrestre/submarino no litoral de Maricá, além de poluir as praias de Niterói e Saquarema, contaminar os peixes e destruir de forma irreversível a área marinha do Parque Estadual da Serra de Tiririca com prejuízos à pesca, ao lazer e turismo. 
Já os manguezais da APA (Área de Proteção Ambiental) Federal de Guapimirim, ecossistema rico em Biodiversidade, estão em risco já que pretende-se dragar grande volume de lama contaminada por metais pesados dentro do rio Guaxindiba para possibilitar o transporte dos equipamentos pesados para o COMPERJ. Sequer foi feito um prévio planejamento urbano da região: o resultado tem sido uma brutal especulação imobiliária em todos os municípios do entorno do complexo petroquímico. 
A localização do empreendimento é equivocada e provocará a médio prazo chuvas ácidas nas cidades da Região Serrana (Petrópolis, Teresópolis e Friburgo).  O processo de reindustrialização da  Baía de Guanabara, impulsionado pelo COMPERJ, está transformando este território numa zona de sacrifício ambiental e provocando a extinção da pesca artesanal: os diversos oleodutos e terminais de petróleo em construção no interior da baía tem ampliado as áreas de exclusão de pesca que limitam (subtraem) o Direito ao trabalho e tiram o sustento de milhares de pescadores artesanais. 
Na contramão da História, já que atualmente cada vez mais busca-se incentivar a Sustentabilidade ambiental, social e econômica, o Estado do Rio de Janeiro está criando uma economia suja a partir de um modelo de desenvolvimento marron".

Serviço: Conselho Estadual de Recursos Hídricos
Data:  24 de abril de 2013 (quarta feira)
Horário: 13:30h
Local: Auditório do INEA, Av. Venezuela nº 110, 6º andar, Saúde, Rio de Janeiro - RJ.

NÃO À BARRAGEM - Vídeo
Vídeo que mostra a riqueza da agricultura local e seus moradores e chama a atenção para os impactos sociais, ambientais e econômicos na área que será afetada caso venha acontecer esta atrocidade.

Maiores informações:


http://foradutodocomperj.blogspot.com.br/

http://www.preserveassim.org/Fora-Duto/



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br