Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de maio de 2013

AS BELAS, MAS TRISTES, ESPUMAS DE POLUIÇÃO DO RIO TIETÊ (SP)

Espuma se espalha por vários trechos do rio Tietê (Foto: Witter Veloso/TV Tem)Espuma se espalha por vários trechos do rio Tietê (Foto: Witter Veloso/TV Tem)


Imagens mostram espuma formada pela poluição no Rio Tietê

Equipe da TV TEM percorreu trecho do rio em Salto (SP).
No outono e no inverno, quando chove menos, situação é agravada.


Todos os anos o mesmo problema se repete no interior de São Paulo: os rios são invadidos por uma espuma, resultado da poluição agravada pelo tempo mais seco. No outono e no inverno, o Rio Tietê, o mais importante do estado, fica coberto pelos blocos brancos que, apesar de parecerem limpos, é resultado do desrespeito à conservação dos rios.
A equipe da TV TEM esteve em Salto(SP), a 90 km de São Paulo, onde a situação é agravada. Lá, de uma ponte que fica na região central da cidade é possível ver os indícios de poluição. O repórter Leandro Rossito percorreu um trecho do rio em um barco para mostrar a situação, como mostram as imagens do Tem Notícias.
A explicação para o que acontece é que, nesta época do ano, chove menos que na primavera e no verão. O nível do rio baixa, e os poluentes se concentram, como esgoto doméstico e resíduos industriais lançados sem tratamentos. Os detergentes e os produtos químicos formam a espuma. A qualidade da água só melhora quilômetros a frente do rio, que tem 1.150 km de extensão.
Um projeto ambiental, comandado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), tenta aumentar a qualidade da água e acabar com a espuma. Esse é um processo lento, que ainda deve demorar.
Confira, abaixo, as fotos feitas pelo repórter cinematográfico da TV TEM, Witter Veloso, durante as gravações da reportagem.
Espuma se espalha por vários trechos do rio Tietê (Foto: Witter Veloso/TV Tem)Espuma se espalha por vários trechos do rio Tietê (Foto: Witter Veloso/TV Tem)
Espuma se espalha por vários trechos do rio Tietê (Foto: Witter Veloso/TV Tem)Espuma se espalha por vários trechos do rio Tietê (Foto: Witter Veloso/TV Tem)
    Clique e veja o impressionante vídeo (7min52s)
    Merece ser visto e discutido na Semana do Meio Ambiente 2013
http://migre.me/eIrEL
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br