Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de maio de 2013

II SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE JUIZ DE FORA (MG) - CONDIÇÕES DA ÁGUA


xx
O dia mundial do meio ambiente, 5 de junho, será comemorado  com programação especial na faculdade de Engenharia da UFJF.













Condições da água é tema da II Semana do Meio Ambiente

O polo de Juiz de Fora da comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais (Cieam), em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove a 2ª edição da Semana do Meio Ambiente entre os dias 3 e 7 de junho.
O evento atende a diferentes públicos-alvo com uma programação variada de palestras, debates, caminhadas ecológicas e até um curso noturno de Ecologia Básica e Elaboração de Projetos. No caso do curso, as aulas serão no núcleo de Análise Geoambiental (Nagea) da faculdade de Engenharia, de 18h as 21h, durante toda a semana do evento. Quem quiser participar do curso não precisa ser aluno da UFJF, basta ter interesse pelo assunto.
Como o dia mundial do Meio Ambiente é 5 de junho, a II Semana do Meio Ambiente oferece uma programação especial para a data, com estandes na praça da estação das 9h às 17h. Na tarde da quinta-feira, 6, o anfiteatro da Engenharia, ao lado da cantina, vai sediar uma mesa-redonda sobre os mananciais de Juiz de Fora com quatro autoridades no assunto. Na ocasião, cada convidado vai ministrar uma curta palestra antes da discussão, expondo os assuntos que serão debatidos. O coordenador do curso de especialização em Análise Ambiental da UFJF, Cézar Henrique Barra, vai falar sobre monitoramento da qualidade da água, tema de sua pesquisa de análise nas represas São Pedro e Dr. João Penido.
Para Barra, a grande preocupação são as ocupações em áreas próximas às margens que não seguem a legislação, incluindo criações de gado, plantações, moradias irregulares e até condomínios de luxo, que encaminham o esgoto diretamente para os córregos. O resultado dessas ações é a baixa na qualidade da água, especialmente nas épocas de chuva, em que toda impureza presente na margem é escoada para a represa. “Isso obriga o município a buscar água mais longe, o que encarece o tratamento e manutenção e gera problemas no abastecimento”.
Pedro Machado, o professor do departamento de Geociências, vai tratar justamente de um dos desdobramentos do tópico anterior: a gestão compartilhada que Juiz de Fora pretende aplicar na bacia da represa Chapéu D’uva. A bacia fica em Ewbank da Câmara e Santos Dumont e atualmente é usada apenas para regularizar a vazão do rio Paraibuna.
Sobre o tema da mesa-redonda, Barra defende que o assunto é menosprezado pela população, que acaba tratando a água como algo inesgotável e sem necessidade de cuidado. “Os problemas com a água devem ser muito debatido, principalmente em Minas Gerais, que tem tantos recursos hídricos”.
A inscrição é gratuita e pode ser feita tanto pelo telefone (32)2102-3414 ou pelo e-mail cieajf.mg@gmail.com. A inscrição só será efetivada quando o interessado receber um e-mail de confirmação no dia 30. Vale lembrar que algumas atividades são oferecidas exclusivamente para escolas, mas estão abertas para qualquer pessoa as palestras e debates dos dias 3, 5 e 7 de junho.
Outras informações:
(32) 2102-3414

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br