Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de maio de 2013

RIO NEGRO EM MANAUS (AM) ESTÁ ACIMA DA COTA DE ALERTA


Nível do rio Negro em Manaus passa da cota de alerta para inundação
21/5/2013
Rio Negro em Manaus (AM)
chamada


Às 9h desta terça-feira, 21 de maio, a estação fluviométrica da Agência Nacional de Águas (ANA) no rio Negro, em Manaus, registrou o nível de 28,95m, superando em 1cm a cota de alerta para inundação estabelecida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). 

A partir deste nível, o mais alto registrado em 2013 até agora, áreas mais baixas da capital amazonense passam a estar sujeitas a inundações. A maior cota já medida num dia 21 de maio aconteceu em 2012: 29,87m.
 
Segundo estimativa do CPRM, o pico da cheia do rio, que geralmente acontece em junho, pode chegar a até 29,46m. Em 29 de maio de 2012, ano da maior cheia do Negro já registrada desde 1902, quando o monitoramento começou na cidade, o rio chegou a 29,97m. 

estação fluviométrica de Manaus integra a Rede Hidrometeorológica Nacional sob responsabilidade da ANA. Para acompanhar o nível e a vazão do rio Negro na capital amazonense e de outras estações pelo Brasil, acessewww.ana.gov.br/telemetria ou a página da Sala de Situação da ANA.
 
Por meio de sua Sala de Situação, a ANA acompanha as tendências hidrológicas dos principais rios e reservatórios do Brasil, desenvolvendo ações de prevenção que permitem identificar possíveis ocorrências de eventos críticos – como cheias e secas – e adotar antecipadamente medidas para amenizar os impactos de tais fenômenos.
 
Em 14 de março, a Agência Nacional de Águas e o Governo do Amazonas lançaram o Centro de Monitoramento Hidrológico do Amazonas (CEMOHAM), resultado de uma parceria entre a ANA e a Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (SEMGRH). A Sala de Situação fica na sede da Secretaria, em Manaus, e acompanha eventos hidrológicos críticos a partir do monitoramento do nível de importantes rios amazonenses, como: Negro, Solimões, Amazonas, Madeira, Juruá, Japurá e Purus.
 
Monitoramento hidrometeorológico
 
A Rede Hidrometeorológica Nacional da Agência possui mais de 4,5 mil estações de monitoramento, de diferentes tipos, em todo o País. Por meio de sua Sala de Situação, em Brasília, a ANA acompanha as tendências hidrológicas dos principais rios e reservatórios nacionais e desenvolve ações de prevenção que permitem identificar possíveis eventos críticos e adotar antecipadamente medidas para mitigar seus impactos.
 
Texto:Ascom/ANA
Foto: Cláudia Dianni / Banco de Imagens ANA
CLIQUE E VEJA LINDAS FOTOS DO RIO NEGRO E SUA PONTE, MANAUS


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br