Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de junho de 2013

A DESERTIFICAÇÃO FAZ DESAPARECER 24 BILHÕES DE TONELADAS DE TERRAS FÉRTEIS

desertificação1

17 de Junho – Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca – World Day to Combat Desertification and Drought


"No Brasil existem quatro áreas, que são chamadas núcleos de desertificação, onde é intensa a degradação. Elas somam 18,7 mil km² e se localizam nos municípios de Gilbués, no Piauí; Seridó, no Rio Grande do Norte; Irauçuba, no Ceará e Cabrobó, em Pernambuco."


O dia 17 de junho marca a data de adoção da Convenção para Combate à Desertificação (UNCCD, na sigla em inglês), adotada pelos países membros da ONU em 1994. É uma oportunidade para chamar atenção sobre o problema mundial da degradação de terras férteis que cresce mais e mais a cada ano.

A desertificação é definida como processo de destruição do potencial produtivo da terra nas regiões de clima árido, semi-árido e sub-úmido seco. O problema vem sendo detectado desde os anos 30, nos Estados Unidos, quando intensos processos de destruição da vegetação e solos ocorreu no Meio Oeste americano.

As estatísticas falam por si mesmas: 24 bilhões de toneladas de terras férteis desaparecem todos os anos devido à desertificação. A desertificação ameaça entre 30% a 40% das terras férteis do mundo, além disso, mais de um bilhão de pessoas vivem nestas regiões, das quais dois terços estão localizados na Ásia e na África. 

No Brasil existem quatro áreas, que são chamadas núcleos de desertificação, onde é intensa a degradação. Elas somam 18,7 mil km² e se localizam nos municípios de Gilbués, no Piauí; Seridó, no Rio Grande do Norte; Irauçuba, no Ceará e Cabrobó, em Pernambuco.

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é um lembrete anual de uma catástrofe genuína que devemos lutar contra. A mudança climática é parcialmente culpada por este fenômeno, mas as atividades do homem também contribuem fortemente. A desertificação não é uma fatalidade e existem soluções para combatê-la, como o reflorestamento, a prevenção da seca, práticas agrícolas sustentáveis, entre outras.

Para sensibilizar a opinião pública sobre este fenômeno e motivá-la a reagir contra isto, a UNESCO coloca à disposição de professores de ensino básico e de estudantes entre 10 e 12 anos um kit pedagógico sobre a desertificação. O kit está sendo desenvolvido em 9 línguas em formato impresso e este conjunto de documentos podem ser consultados também em francês e inglês em formato eletrônico.

In December 1994, the United Nations General Assembly declared June 17 the World Day to Combat Desertification and Drought. The assembly acknowledged that desertification and drought were global problems because they affected all regions of the world. The assembly also realized that joint action by the international community was needed to combat desertification and drought, particularly in Africa.

States were invited to devote the World Day to promoting awareness of the need for international cooperation to combat desertification and the effects of drought, and on the implementation of the Convention to Combat Desertification.  Since then, country parties to the United Nations Convention to Combat Desertification (UNCCD), non-governmental organizations and other interested stakeholders celebrate this particular day with outreach activities worldwide on June 17 each year.

Fonte: Unesco Brasil / Verbeat / Timeanddate

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br