Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de junho de 2013

A falta de água em Valinhos , SP

4 de junho de 2013

A falta de água em Valinhos gerada pelo aumento da demanda em relação à capacidade de fornecimento já é um fato constatado, mas o que a população não entende é porque o Departamento de Água e Esgotos de Valinhos (DAEV) não avisa quando o fornecimento vai ser interrompido para que possam se prevenir. De acordo com moradores de diferentes bairros, como Parque das Colinas, Vila Santana, Ana Carolina, Jardim Paraíso, há períodos em que a água simplesmente some, depois de uma semana, a situação regulariza.

Isso vem acontecendo, com mais frequência desde abril deste ano e em geral, a água falta no período da tarde até às 23h. E a população vai ter que se acostumar por pelo menos mais um ano e meio: a ampliação da Estação de Tratamento de Agua (ETA) II, deverá ser entregue só daqui a18 meses, informou o DAEV. Esse novo sistema vai acrescentar mais 4 milhões de litros de água por dia.

A autarquia também informou que a outra linha de captação trará mais 10 milhões de litros por dia para a ETA II. Mas até que se concluam as obras, o abastecimento será deficiente, primeiro, nas regiões mais altas da cidade, mas também as demais. Segundo o presidente do DAEV, Luiz Mayr , isso acontece porque o sistema opera no limite. Uma queda de energia na captação do Rio Atibaia, na região da Rodovia Dom Pedro, ou o rompimento da rede já é suficiente para que falte água.

Sem aviso
Na região do bairro Ana Carolina II, moradores não sabem mais o que fazer. Segundo Marli, que mora na Rua Antonio Peixoto (foto), falta de água 4 vezes por semana: “Faz onze anos que moro aqui, isso nunca aconteceu, estamos estranhando, e ninguém avisa, todo mundo ta preocupado”, comentou Marli. O morador da mesma Rua Douglas Henrique Filipin, desde abril falta água, até pela manhã. “Já ligamos no DAEV , mas eles falam que está tudo normal”.

Já a moradora da Rua Santa Catarina disse que tem uma caixa d’água pequena e que não tem água para lavar as roupinhas da neta: “Chego do trabalho e não tem água pra lavar roupa nem pra cozinhar e a gente espera a água voltar de madrugada”, disse Sueli Silva. Ela se queixa de que não há como prevenir porque não sabe quando vai faltar.

No Parque das Colinas, a água faltou durante dez dias este mês de maio, mas segundo uma moradora, o abastecimento voltou ao normal nesta terça-feira, 28. “Se eles querem economizar, precisam fazer uma campanha de conscientização da população, tem muita gente lavando calçada com chuva”, disse uma moradora.

Economia
A orientação do DAEV é que a população economize o máximo possível. Os canais diretos com a população são: 0800-133839 e 115 .

_______________

Fonte: Rede Folha de Notícias
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br