Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de junho de 2013

AFLUENTES DO RIO AMAZONAS NO EQUADOR SÃO POLUÍDOS POR VAZAMENTO DE ÓLEO DA PETROECUADOR



vazamento_tramandai









ÓLEO POLUI AFLUENTE DO 

AMAZONAS NO EQUADOR

A empresa estatal de petróleo do Equador retomou o bombeamento através de tubulação principal do país na terça-feira, quatro dias depois de ter sido danificado por um deslizamento de terra. Mas o crude derramado pelo acidente atingiu afluentes do rio Amazonas e de água potável contaminada para uma capital regional mais a jusante.
A Petroecuador emitiu uma declaração dizendo ter retomado o bombeamento através do oleoduto Trans-Equador e disse que o fluxo deve voltar ao normal em poucas horas. O encerramento da linha forçou a Petroecuador para acelerar três embarques de 360.000-barril de petróleo para a China para espaço de armazenamento gratuito.
Um deslizamento de terra causado pela chuva nesta sexta-feira rasgou um longo trecho de 100 metros da linha perto do vulcão Reventador.
A empresa disse que não sabia como a maior parte dos 420 mil galões de petróleo bruto derramado que tinha chegado ao Rio Quijos, um canal popular entre os entusiastas de corredeiras de rafting.


Ficheiro:Napo River.jpg
Foto do rio Napo - Equador (Wikipédia)
Mas o óleo fluiu do Quijos nos rios Coca e Napo abastecedores da capital regional da Coca que teve de encerrar seu sistema de água potável e o governo do Equador teve de alertar os governos do Peru e Brasil, que estão ao longo do curso do Napo como ele se dirige em direção à Amazônia.
Na Coca, uma área urbana de cerca de 80.000 pessoas, na confluência da Coca e rios Napo, o prefeito Ana Rivas disse à rádio Sonorama que "o acidente nos deixou sem água porque o rio onde captamos água potável está contaminado. As pessoas estão indignados porque não há água para beber. ”
A Petroecuador distribuiu garrafas de água para a cidade e Rivas disse que os funcionários estavam usando tanques para recolher água de um trecho de rio contaminado.
Alexandra Almeida do grupo ambientalista Acción Ecologica expressou preocupação porque “eles ainda não sabem a quantidade real deste derramamento de crude que atingiu as principais fontes de água da região “.
Ecuador oil spill pollutes Amazon tributary
FuelFix


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br