Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de junho de 2013

ATIVIDADES DO PROGRAMA "'AGUA BRASIL" NO MÊS DE JUNHO, EM VÁRIAS BACIAS

Programa Água Brasil promove ações em bacias durante mês de junho 

O programa Água Brasil está realizando diversas ações para o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma delas é o primeiro pagamento por serviços ambientais (PSA) a produtores rurais por meio de cartão do Banco do Brasil. A ação aconteceu quinta-feira (dia 6) na bacia do Guariroba, na cidade de Campo Grande (MS). Os produtores estão inscritos no Programa Manancial Vivo, por terem adotado melhores práticas para restauração florestal e conservação da água.

Concebido pelo Banco do Brasil, o programa Água Brasil é desenvolvido em parceria com Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e o WWF-Brasil. A solução de pagamentos por serviços ambientais tem potencial para chegar a 8 mil produtores rurais em todo o país.

Celebrado internacionalmente em 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente chama atenção para diversas causas urgentes e, principalmente, para a necessidade de ação por parte de órgãos públicos, empresas, organizações não governamentais e sociedade. 


Conscientes de seu papel nesse cenário, o Banco do Brasil, o WWF-Brasil, a Fundação Banco do Brasil e a Agência Nacional de Águas (ANA) desenvolvem, juntos, o Programa Água Brasil desde 2010, uma iniciativa para conservação de água com projetos socioambientais em todos os biomas e nas cinco regiões do país.

No meio urbano e no campo, o Programa desenvolve projetos de boas práticas agrícolas, restauração florestal, finanças sustentáveis, reciclagem de resíduos sólidos, coleta seletiva e consumo responsável. Destaca-se na semana do meio ambiente, os seguintes eventos no âmbito do eixo rural: na bacia do Peruaçu, em Itacarambi, no extremo Norte de Minas Gerais, acontece o I Festival de Sementes no próximo dia 12/6. 


Na oportunidade, técnicos do Programa Água Brasil vão dar inicio ao projeto de coleta de sementes com três escolas da região, para disseminação da prática e possibilitar o plantio de diversas espécies nativas para os projetos de restauração florestal. 

Na bacia do Pipiripau, em Planaltina (DF), será lançado o Programa Produtor de Água no dia 22. Durante o evento, os produtores locais vão assistir à demonstração do que é possível produzir preservando os recursos hídricos, a flora e a fauna. O grande objetivo é fazer com que os agricultores se tornem Produtores de Água. Mas não para por aí. No Acre, na microbacia do Igarapé do Santa Rosa, na cidade de Xapuri, começa a implementação de Unidades Demonstrativas para restauração florestal, que irão definir as melhores práticas agrícolas para a região. 

Já no eixo de mitigação de riscos, destaca-se o lançamento das novas diretrizes socioambientais de crédito para os setores de mineração e construção civil. As novas diretrizes estão disponíveis em:www.bb.com.br

“O objetivo do Água Brasil é promover inovação no campo e nas cidades para transformar a vida das pessoas. Seja na recuperação ou na conservação ambiental, na inclusão ou na promoção social ou nos benefícios econômicos decorrentes dessas boas práticas. E, com isso, disseminar esse conhecimento para outras regiões do país”, explica Samuel Barrêto, do WWF-Brasil, coordenador do Programa.



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br